Culturas Políticas em Angola e Moçambique. Elementos para uma agenda de investigação
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.1080Palavras-chave:
Moçambique, Angola, cultura políticaResumo
O objectivo deste apontamento é duplo. Por um lado, pretende chamar a atenção para a importância de a análise dos processos políticos em África incluir a dimensão subjectiva, captada por meio de instrumentos adequados. Por outro lado, apresenta elementos recolhidos através de entrevistas abertas, durante a fase exploratória de uma pesquisa sobre as culturas políticas contemporâneas em Angola e Moçambique. Referindo o destaque dado pelos entrevistados aos valores políticos e a diferentes tipos de representações sociais sobre o político, e as atitudes afectivas que resultam de ambos, o texto assinala as diferenças tendenciais existentes entre os dois países abrangidos, e formula conclusões genéricas para a investigação sistemática que se pretende levar a efeito.Downloads
Publicado
2016-02-26
Edição
Secção
Artigos
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.