Reflexões acerca de uma abordagem interdisciplinar das sociedades africanas
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.1096Palavras-chave:
África, ciências sociaisResumo
Retomando os termos de uma aula inaugural dada pelo autor, este texto destaca num primeiro passo três imperativos para toda a abordagem das sociedades africanas pelas ciências sociais: a de assumir o carácter de uma indagação permanente, a de optar por uma perspectiva interdisciplinar, e a de combinar o «olhar de dentro» com o «Olhar de fora». Num segundo passo, salienta a necessidade de toda a investigação social em África ter em consideração de que se trata no continente, praticamente sem excepção, de formações sociais territoriais inacabadas e em rápida recomposição.Downloads
Publicado
2016-02-26
Edição
Secção
Artigos
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.