INDICAÇÕES E RESULTADOS DE COLÍRIO DE CICLOSPORINA A – ESTUDO RETROSPETIVO DE 6 ANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.10164

Palavras-chave:

ciclosporina, superfície ocular, corticoterapia, eficácia, tolerância

Resumo

Introdução: A ciclosporina A (CsA) tem sido utilizada com eficácia e segurança no tratamento de várias patologias da superfície ocular dependentes de corticoterapia tópica, evitando os seus efeitos indesejáveis. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar as indicações e resultados da utilização do colírio de CsA a 1% nos últimos 6 anos no Hospital de Santa Maria.

Material e métodos: Análise retrospetiva dos processos clínicos de todos os doentes que iniciaram tratamento com colírio de CsA a 1% no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Santa Maria entre 2009 e 2015.

Resultados: Foram incluídos 104 olhos de 62 doentes, com idade média 36±24 anos. As indicações para utilização de CsA a 1% foram: queratoconjuntivite vernal (QCV) (36%), profilaxia ou tratamento de rejeição de enxerto querático (19%), olho seco (15%), queratite numular (11%), doença do enxerto contra hospedeiro (DECH) (6.5%) e outros (13%). Previamente à utilização de CsA, 84% dos doentes receberam tratamento com corticoide tópico. Nestes, foi possível a sua suspensão em 71% dos casos. Verificou-se maior eficácia na suspensão de corticoide tópico na QCV (91%) e na queratite numular (86%). A CsA foi suspensa por intolerância em 9 doentes (15%), 5 dos quais com olho seco.

Conclusões: A CsA a 1% tópica mostrou-se sobretudo eficaz no tratamento de QCV. Pode ser também uma boa opção terapêutica na queratite numular, apesar de se ter verificado recorrência após descontinuação da CsA na maioria dos doentes. A tolerância foi baixa nos doentes com olho seco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Joana Medeiros Pinto, Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada

Interna de Formação Específica de Oftalmologia

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Pinto, J. M. (2017). INDICAÇÕES E RESULTADOS DE COLÍRIO DE CICLOSPORINA A – ESTUDO RETROSPETIVO DE 6 ANOS. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 41(2), 47. https://doi.org/10.48560/rspo.10164

Edição

Secção

Artigos Originais