Caracterização dos nevus da coroideia por OCT-Angiografia

Autores

  • Susana Pinto Henriques Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Rita Basto Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Joana Roque Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Inês Coutinho Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Luísa Colaço Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Filomena Pinto Centro Hospitalar Lisboa Norte - Hospital de Santa Maria
  • Filomena Costa e Silva Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
  • Isabel Prieto Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.19806

Resumo

Objetivo: Descrever as caraterísticas dos nevus da coroideia através de OCT-Angiografia (OCT-A) e Enhanced Depth Imaging OCT (EDI-OCT).

Materiais e Métodos: Estudo retrospetivo de série de casos de doentes com nevus da coroideia. A análise estrutural foi realizada com EDI-OCT. Nas imagens do OCT-A foram avaliadas alterações vasculares nos plexos retinianos, retina externa, coriocapilar e coroideia, ao nível do tumor e da retina suprajacente. A análise estatística foi realizada com o programa IBM SPSS Statistics.

Resultados e Discussão: Foram incluídos 21 doentes, 73% do sexo feminino. A idade média foi de 55±10 anos. A espessura média do tumor foi de 359±42 µm e o maior diâmetro basal foi de 3089±261 µm. 27% dos nevus tinham o seu epicentro na mácula. O exame ecográfico mostrou uma lesão sólida plana de alta refletividade. No EDI-OCT as lesões apresentavam-se como um banda hiperrefletiva ao nível da coriocapilar condicionando sombra posterior. Drusens estavam presentes em 67% dos nevus e descolamento do epitélio pigmento (DEP) de caraterísticas drusenóides em 25%. Ao nível da retina 52% dos nevus apresentavam alterações crónicas e 16% tinham fluido subretiniano. No OCT-A os plexos superficial e profundo não apresentavam alterações. Foi detetada uma membrana neovascular em 1 caso e caraterísticas sugestivas de vasculopatia polipoidal em 3 casos. Ao nível da coriocapilar, 16% demonstravam hiperrefletividade, 74% isorrefletividade e 10% eram hiporrefletivos.

Conclusão: O nosso trabalho demonstra a importância do OCT-A no diagnóstico de complicações vasculares associadas a nevus coroideus estáveis. A identificação de DEPs vascularizados é crucial para a decisão terapêutica, de forma a impedir maior disfunção visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-21

Como Citar

Henriques, S. P., Basto, R., Roque, J., Coutinho, I., Colaço, L., Pinto, F., Costa e Silva, F., & Prieto, I. (2020). Caracterização dos nevus da coroideia por OCT-Angiografia. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 44(3). https://doi.org/10.48560/rspo.19806

Edição

Secção

Artigos Originais