Desporto no Feminino – Contributos da Investigação e da Transdisciplinaridade
O desporto pode impactar positivamente a vida das raparigas e mulheres através da melhoria da saúde física e mental; no entanto, ao longo da história, as mulheres têm enfrentado vários desafios para se envolverem mais no desporto, tendo a representação de género sido alcançada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Apesar do papel crítico da investigação sobre desporto e exercício para o desempenho atlético e a saúde geral, as directrizes de prescrição de exercício, as estratégias de nutrição e prevenção de lesões, bem como outras questões relevantes, baseiam-se em modelos e abordagens masculinas.
Assim sendo, esta edição da Revista Motricidade convoca artigos multidisciplinares e transdisciplinares para colmatar as atuais lacunas no conhecimento desportivo das raparigas/mulheres e aumentar a representatividade feminina na investigação desportiva.
Para continuar a lutar por práticas desportivas equitativas, encorajamos as submissões em tópicos potenciais, mas não limitados a:
- Medicina Desportiva
- Fisiologia do Exercício
- Nutrição Desportiva
- Psicologia do Desporto
- Gestão Desportiva
- Sociologia do Desporto
Acreditamos que esta edição promoverá um diálogo significativo e interdisciplinar sobre os desafios e oportunidades do desporto feminino.
Informação sobre submissão de manuscritos
Por favor, informe o título desta edição, “Desporto Feminino: Contributos da Investigação e da Transdisciplinaridade”, no campo “comentários ao editor” para indicar que se destina a esta edição específica.
Para preparação e submissão de manuscritos, siga as orientações para autores no site da revista (https://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/submissions).
Datas Importantes
Data de abertura para submissões: 7 de abril de 2025
Data limite de aceitação: 1 de abril de 2026