Desordem coordenativa desenvolvimental: uma análise do estado nutricional e nível socioeconómico
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.3195Abstract
O objetivo deste estudo foi analisar o estado nutricional e o nível socioecónomico de escolares com provável desordem coordenativa desenvolvimental (DCD), risco de DCD e desenvolvimento típico (DT). Participaram 581 crianças com idades entre 7 e 10 anos de escolas públicas de um município do noroeste do Paraná. Para avaliação do desempenho motor utilizou-se a Movement Assessment Battery for Children (MABC); medidas antropométricas de peso e altura para avaliar o estado nutricional e o Questionário ABEP para a classificação socioeconómica. Para análise dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, teste Qui-quadrado e estatística descritiva, adotando p < .05. Os resultados demonstraram que 78.1% dos escolares apresentaram DT, 10.5% apresentaram risco de DCD e 11.4% provável DCD. Ocorreu associação significativa entre provável DCD e a classe econômica “C” (p = .01). O estado nutricional não esteve associado ao desempenho motor e ao nível socioeconómico dos escolares. Conclui-se que ocorreu alta prevalência de provável DCD e risco de DCD. Quanto ao estado nutricional, para esta amostra não ocorreu associação com o DCD. No entanto, para o nível socioeconómico foi encontrada associação com o provável DCD, ocorrendo maior proporção desses escolares nos níveis sociais mais baixos.
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