A abordagem mediática sobre o desporto paralímpico: perspetivas de atletas portugueses
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.4704Abstract
O desporto paralímpico encontra-se em processo de afirmação como fenómeno de espetacularização, tendo nos média uma ferramenta de divulgação dos seus ideais e produtos, além de via para potenciais transformações sociais relativas a pessoas com deficiência. O objetivo deste trabalho foi identificar as características e tendências da abordagem mediática ao movimento paralímpico, com base em percepções pessoais de nove atletas paralímpicos portugueses, oito homens e uma mulher, com deficiência visual ou física, todos com experiência internacional nas modalidades desportivas de boccia, natação ou atletismo. A partir de entrevistas semiestruturadas, a análise de resultados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo e a discussão dos dados com base em categorias sociológicas de Pierre Bourdieu, em particular a teoria dos campos, tem-se como principais resultados: i) a divulgação paralímpica ainda é reduzida, tanto em Portugal como em outros países, porém encontra-se em crescimento; ii) os atletas, na sua maioria, preferem a divulgação dos seus feitos desportivos em detrimento do discurso sensacionalista sobre a superação de dificuldades oriundas da condição de deficiência; iii) o desporto paralímpico é desprestigiado em relação ao olímpico. Como principais conclusões encontra-se o descontentamento dos atletas com a reduzida cobertura mediática, com o estigma supercrip e com a supremacia do futebol, tornando-se evidente a manifestação de uma vontade de ocuparem um espaço de maior relevo no campo desportivo, o que lhes conferiria maior legitimidade e possibilidade de desenvolvimento atlético-competitivo, além de ganhos financeiros e sociais.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
The authors of submitted manuscripts must transfer the full copyright to Journal Motricidade / Desafio Singular Editions. Granting copyright permission allows the publication and dissemination of the article in printed or electronic formats and copyrights start at the moment the manuscript is accepted for publication. It also allows Journal Motricidade to use and commercialize the article in terms of licensing, lending or selling its content to indexation/abstracts databases and other entities.
According to the terms of the Creative Commons licence, authors may reproduce a reasonable number of copies for personal or professional purpose but without any economic gains. SHERPA/RoMEO allows authors to post a final digital copy (post-printing version) of the article in their websites or on their institutions' scientific repository.