FENÓMENO DE MARCUS GUNN INVERTIDO

Authors

  • Alexandra Fernandes
  • Mariana Abreu
  • Sofia Fernandes
  • Inês Maio
  • Fátima Pinto

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9449

Abstract

Introdução: O fenómeno de Marcus Gunn invertido é uma sincinesia entre o III e o VI pares cranianos, congénita, rara- mente descrita em idade pediátrica. Carateriza-se por ptose da pálpebra com a abertura da mandíbula. O diagnóstico é essencialmente clínico e o tratamento é, na maioria dos casos, conservador.

Caso Clínico: Lactente de 4 meses de idade do sexo masculino, sem antecedentes pessoais relevantes. Foi observado na Consulta de Pediatria do Centro de Saúde onde se objetivou pto- se da pálpebra superior esquerda com movimentos de sucção e de abertura da mandíbula ao rir, que desaparece em posição basal. Mãe refere ocorrência dos movimentos desde o nascimento com noção de agravamento ao longo do tempo. O restante exame físico, oftalmológico e neurológico não revelou alterações.

Comentários: Os autores pretendem alertar para o diagnóstico do fenómeno de Marcus Gunn invertido, por se tratar de uma entidade rara em idade pediátrica, provavelmente subdiagnosticada.

 

Published

2016-07-07

How to Cite

Fernandes, A., Abreu, M., Fernandes, S., Maio, I., & Pinto, F. (2016). FENÓMENO DE MARCUS GUNN INVERTIDO. NASCER E CRESCER - BIRTH AND GROWTH MEDICAL JOURNAL, 24, S19. https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9449