Simetria interocular da integridade das camadas externas da retina avaliadas por Tomografia de Coerência Ótica em doentes com Retinite Pigmentar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.16927

Resumo

Introdução: A retinopatia pigmentar (RP) é tipicamente descrita como uma doença simétrica na sua forma de apresentação e progressão. No entanto, apesar deste pressuposto, existem poucas publicações que descrevam e estudem esta simetria. Este estudo tem como objetivo avaliar a simetria interocular da integridade das camadas externas da retina avaliadas por tomografia de coerência ótica (OCT) em doentes com RP.

Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo longitudinal no Serviço de Oftalmologia do Hospital de Braga, Portugal. No qual foram incluídos 29 doentes com diagnóstico de RP observados em consulta entre Janeiro e Agosto de 2017. Foram colhidos dados relativos à idade, género, tempo decorrido desde data de diagnóstico, estado de faquia e acuidade visual com correção (AVCC). Dados relativos à simetria interocular da espessura da camada nuclear externa (CNE) e da integridade da Membrana Limitante Externa (MLE), Zona Elipsoide (ZE) e Zona de Interdigitação (ZI) foram avaliados.

Resultados: 58 olhos foram analisados. A média de acuidade visual corrigida em logMAR foi de 0.93 ± 0.63 no olho direito e 0.96 ± 0.68 para o olho esquerdo. Observou-se uma concordância entre a avaliação da integridade da MLE, ZE e ZI entre os dois olhos (p=0.003, p=0.001 e p=0.005, respetivamente). Verificou-se uma correlação forte positiva entre a medição da espessura da CNE efetuadas nos dois olhos (rs=0,884; p=0,001).

Conclusão: Este estudo confirma a elevada natureza simétrica da RP ao nível do atingimento das diferentes camadas externas da retina. O OCT afirma-se como uma ferramenta sensível e eficaz para a avaliação da simetria dos achados tomográficos em doentes com RP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-13

Como Citar

Fernandes, T. F., Sousa, K., & Falcão, M. (2019). Simetria interocular da integridade das camadas externas da retina avaliadas por Tomografia de Coerência Ótica em doentes com Retinite Pigmentar. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 43(2). https://doi.org/10.48560/rspo.16927

Edição

Secção

Artigos originais