O valor das redes sociais em Oftalmologia.
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.18942Resumo
Introdução:As redes sociais têm assumido uma importância crescente em Medicina. O autor apresenta a evidência na literatura acerca do uso das redes sociais em Oftalmologia e procede a uma reflexão crítica sobre os benefícios e desvantagens das mesmas.
Métodos: A pesquisa de referências bibliográficas foi feita com recurso às ferramentas PubMed e Google Scholar, pesquisando publicações em língua inglesa entre Janeiro de 2011 e Fevereiro de 2019 com os termos "social media AND ophthalmology" em qualquer parte do texto. Foram ainda efectuadas pesquisas específicas para redes sociais específicas em diversas doenças oftalmológicas.
Resultados: Observou-se que existem 14 publicações sobre aplicações de redes sociais em Oftalmologia, incidindo sobre temas incluindo a cirurgia de catarata, glaucoma, doenças da retina, oftalmologia pediátrica e transplantação corneana.
Discussão: As redes sociais têm promovido a expansão do conhecimento e a sua divulgação, contudo apresentam importantes limitações dos pontos de vista da qualidade científica, ético e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui