Cirurgia Bariátrica como possível tratamento para Pseudotumor cerebri: Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.20625Resumo
Objetivo: Descrição do caso clínico de uma doente diagnosticada com pseudotumor cerebri que apresentou melhoria após ser submetida a cirurgia bariátrica para obesidade mórbida associada.
Caso Clínico: Doente de 42 anos, com obesidade mórbida (IMC de 44.4 kg/m2) e antecedentes de transplante renal, recorre ao Serviço de Urgência por queixas de hipovisão e cefaleias refratárias à terapêutica. A acuidade visual inicial era de 4/10 e 10/10 no olho direito e esquerdo, respetivamente. Foi objetivado defeito pupilar aferente relativo no olho direito, edema da papila bilateral, com neuro-imagem normal e pressão inicial do líquido cefalorraquidiano de 450 mmH2O. Foi medicada inicialmente com acetazolamida 500 mg e topiramato 75 mg e não tolerando doses superiores, pelo que o tratamento médico foi insuficiente. Posteriormente, a paciente foi submetida a sleeve gástrico por laparoscopia. Um ano e meio após a cirurgia, foi verificada uma perda de 44% do peso corporal e sem novos episódios de cefaleias. O exame oftalmológico demonstrou melhoria da acuidade visual, do papiledema e dos campos visuais.
Discussão: A cirurgia bariátrica pode beneficiar de forma significativa os doentes com obesidade mórbida e pseudotumor cerebri.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui