Avaliação da Visão Funcional em Crianças: Revisão da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.6153Palavras-chave:
Baixa visão, visão funcional, pré-escolar.Resumo
Objetivo: Revisão da literatura nas línguas portuguesa e inglesa sobre a avaliação da visão fun- cional em crianças. Desenho do estudo: Revisão bibliográfica. Métodos: Pesquisa nas bases de dados Bireme, Pubmed, Cochrane, Scielo, Lilacs, Scopus e Sciencedirect, com as palavras-chave: funções visuais; avaliação funcional da visão; avaliação da visão funcional; desenvolvimento visual, estimulação visual; visão subnormal; baixa visão; crianças; pré-escolares. Após seleção dos artigos, foram analisados os artigos relevantes. Resultados: O pequeno número de estudos de validação sobre avaliação da visão funcional, a diversidade de faixas etárias e a utilização de um mesmo modelo para crianças com e sem alte- rações neurológicas são achados da presente revisão de literatura. Alguns grupos desenvolveram trabalhos voltados para bebês recém-nascidos ou no primeiro trimestre de vida, com objetivo de triagem visual, outros a observação da funcionalidade visual de crianças normais, em busca de dados normativos para a população. Há ainda estudos que procuraram obter informações sobre a visão funcional de acordo com grupos específicos por doença ocular. Podem ser encontrados alguns questionários específicos para avaliação da visão funcional e questionários de qualidade de vida relacionados à visão, que tratam da visão funcional. Conclusões: A metodologia utilizada nos estudos é conflitante, o que dificulta sua comparação. Os autores concluem que há a necessidade de estudos com maior rigor metodológico, sendo um campo vasto a pesquisa.
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