Caracterização das tentativas de suicídio no Serviço de Urgência do Hospital Sousa Martins, Unidade Local de Saúde da Guarda, EPE

Autores

  • Mário J. Santos Serviço de Psiquiatria - Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, E.P.E. https://orcid.org/0000-0002-0798-1951
  • Juliana Nunes
  • Dário Ferreira
  • António Pissarra da Costa

Palavras-chave:

Suicídio, Tentativa de suicídio, Serviço de Urgência

Resumo

Introdução: O suicídio é um complexo problema de saúde pública, resultante da interação entre fatores biológicos, psicológicos e socioculturais. Suicidam-se anualmente, em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de um milhão de indivíduos, o que corresponde a metade de todas as mortes violentas registadas, tendo esse número tendência a aumentar. A tentativa de suicídio é definida como um ato levado a cabo por um indivíduo que visa a sua morte, mas que, por razões diversas, geralmente alheias ao indivíduo, resulta frustrado. O fator de predição mais importante do suicídio é a tentativa de suicídio. Considera-se que, por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais cometem uma tentativa de suicídio.

Objetivos: Analisar o perfil do doente que recorre ao Serviço de Urgência do Hospital Sousa Martins, ULS da Guarda, E.P.E., por tentativa de suicídio.

Métodos: Estudo, de carácter retrospetivo, do período compreendido entre 1 de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2014. Executámos o levantamento estatístico e análise dos dados dos processos clínicos dos indivíduos maiores de 18 anos que recorreram ao Serviço de Urgência do Hospital Sousa Martins, ULS da Guarda, E.P.E., para os quais foi presumido, antes da avaliação clínica, um evento de tentativa de suicídio.

Resultados e Conclusões: Concluímos que o perfil típico do indivíduo que recorre por tentativa de suicídio, ao Serviço de Urgência estudado, é ser do sexo feminino, estar no início da meia-idade (por volta dos 45 anos), ser casado/a, ter antecedentes de perturbação depressiva, utilizar como método da tentativa a ingestão medicamentosa e apontar como motivo desencadeante a existência de problemas relacionais. Além disto, estes indivíduos tendem a recorrer ao Serviço de Urgência, principalmente, nas últimas oito horas do dia.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Edição

Secção

Artigos Originais