Comunicação de más notícias na prática clínica - O Papel da Psiquiatria de Ligação

Autores

  • Ana Sofia Coutinho Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE
  • Lúcia Ribeiro

Palavras-chave:

comunicação; empatia; relação médico doente, educação médica.

Resumo

Introdução: Da literatura surgem dados sugestivos de que os médicos apresentam dificuldades importantes na comunicação de más notícias, o que influencia negativamente o prognóstico clínico e conduz a situações de litígio. Os pedidos de colaboração efetuados, nesse âmbito, à Psiquatria de Ligação, refletem essas dificuldades, permitindo que o médico permaneça distanciado dos aspetos psicossociais da relação com o doente e dos sentimentos de impotência face a prognósticos desfavoráveis.  

Objetivos: Realizar uma revisão da literatura, no campo da comunicação médico-doente, com foco na comunicação de más notícias, e refletir sobre o contributo da Psiquiatria de Ligação nessa interação.

Métodos: Realizámos uma revisão não sistemática e análise crítica da literatura no campo da comunicação médico-doente, com recurso às bases de dados online Pubmed e Scielo e sem limite temporal definido. Selecionámos os estudos com maior foco na comunicação de más notícias e que incluíam programas de treino especificamente desenhados para melhorar as competências comunicacionais dos médicos nessa interação.

Resultados e Conclusões: As dificuldades identificadas na comunicação de más notícias pelo médico parecem resultar de uma formação académica pré e pós-graduada insuficiente, de limitações profissionais, como a escassez de tempo, e de dificuldades em lidar com os aspetos psicológicos do doente. Os programas de treino desenvolvidos nesta área, apesar de incrementarem os níveis de confiança, carecem de validação científica rigorosa e estão pouco difundidos na formação médica. Perspetivamos que a Psiquiatria de Ligação deva ter um papel na alteração dessa realidade, mediante o desenvolvimento de programas bem estruturados, que combinem diferentes metodologias e examinem a satisfação dos intervenientes e os resultados a longo prazo.

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Publicado

2021-06-15

Edição

Secção

Artigos de Revisão