A Abordagem Do Delirium Na Doença Oncológica – Uma Revisão

Autores

  • Guadalupe Maria da Silva Costa Marinho
  • Raquel Serrano
  • Diogo Almeida
  • Pedro Barata

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.16760

Palavras-chave:

Delirium; Neoplasias

Resumo

Introdução: O delirium é a complicação neuropsiquiátrica mais comummente identificada na doença oncológica, nomeadamente nos estadios avançados, embora permaneça muitas vezes subdiagnosticada.

Objetivos: Os autores pretendem rever a relação entre delirium e doença oncológica, realçando a importância do reconhecimento da comorbilidade e contribuindo para intervenções mais precoces e eficazes.

Métodos: Revisão não sistemática da literatura, com posterior seleção dos artigos em relação à sua relevância para o objeto de estudo.

Resultados: O delirium pode resultar tanto dos efeitos directos da neoplasia como dos efeitos indiretos desta ou do respetivo tratamento. A sua avaliação, diagnóstico e tratamento precoces são importantes, pelo facto de terem implicações prognósticas.

Conclusões: O delirium é uma complicação frequente na doença oncológica, estando frequentemente associado a um mau prognóstico. Uma percentagem significativa de doentes pode melhorar o seu estado geral e/ou a sobrevida com uma abordagem adequada, realçando a extrema importância da sua identificação e tratamento precoces.

Biografia Autor

Guadalupe Maria da Silva Costa Marinho

ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8810-7790

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Secção

Artigos de Revisão