Editorial

  • Teresa Maia Departamento de Psiquiatria, Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca
Palavras-chave: editorial

Resumo

Caro leitor,

Neste novo número da Psilogos que temos agora o prazer de lhe fazer chegar, poderá encontrar uma série de artigos originais, revisões e discussão de casos clínicos que consideramos de enorme interesse para a prática clínica e para a organização da prestação de cuidados em Saúde Mental. A abrir este número, Caldas de Almeida e colaboradores apresentam o estudo que realizaram e em que foi avaliado o impacto da crise económica na Saúde Mental dos Portugueses, assim como as suas implicações a nível político, apresentando de seguida uma série de recomendações.
Em três artigos originais que poderá ler de seguida, são abordadas questões relacionadas com o funcionamento e dinâmica dos Serviços. Em conjunto com outros colegas do Departamento de Psiquiatria do Tâmega e Sousa e da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Teresa Sousa Ferreira relata um trabalho de investigação em que foi avaliada a prevalência de burnout a nível dos Cuidados de Saúde Primários, nesta Unidade Local de Saúde; um grupo de colegas do Departa- mento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa, encabeçados por Tânia Abreu, descreve o impacto que a criação de uma Equipa de Internamento teve na melhoria de funcionamento do Serviço; finalmente Pedro Oliveira e outros colegas do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra apresentam uma caracterização sócio-demográfica e clínica de jovens adultos internados no Serviço de Psiquiatria deste Centro Hospitalar.
Em artigos de revisão poderá ver abordados temas como a existência de déficites cognitivos na depressão, num artigo redigido por Joana Ribeiro e seus colegas do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e da Faculdade de Psicologia de Coimbra; a abordagem cognitivo-comportamental do craving por chocolate num artigo da autoria de Ana Luísa Almada e colegas; e finalmente a relação entre produtos fermentados, microbiota e saúde mental abordada por Mónica Martinho.
Para finalizar publicamos ainda dois casos clínicos. No primeiro, da autoria de Catarina da Costa Campos e Joana Mesquita, é descrito um caso compatível com o diagnóstico de Síndrome de Ganser, cuja conceptualização é ainda alvo de discussão. No segundo artigo, Ricardo Teixeira Ribeiro e um grupo de colegas do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga, descrevem quatro casos de delírio de infestação acompanhados no Serviço e apresentam uma revisão crítica do conceito, com base numa revisão da literatura.

Trata-se de um número recheado de excelentes artigos, que seguramente o irão enriquecer.
Para finalizar, aqui vai o nosso agradecimento a todos aqueles que em cada número, como autores, revisores ou corpo editorial, contribuem para a qualidade da revista que nos orgulhamos de publicar.

Publicado
2019-08-18
Secção
Editorial