Insulinoma e Manifestações Neuropsiquiátricas: A Propósito de Um Caso Clínico

Autores

  • Margarida Bairrão Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
  • Sérgio Saraiva Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa
  • Vânia Viveiros Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6386

Palavras-chave:

Insulinoma, hipoglicemia, sintomas neuropsiquiátricos

Resumo

Introdução: O insulinoma é um tumor neuroendócrino do pâncreas, cuja prevalência estimada é de 4 casos por 1 milhão de pessoas/ano. Na maioria dos doentes, a apresentação cursa com sintomas neuropsiquiátricos, secundários à hipoglicemia.

Objectivos: Pretendemos rever as manifestações neuropsiquiátricas secundárias ao insulinoma. Para enfatizar a complexidade do tema, apresentamos um caso clínico cujas alterações do comportamento foram a forma de apresentação de um insulinoma.

Métodos: Efectuámos uma revisão da literatura publicada entre 1992 e 2013, através da PubMed. Para a elaboração do caso clínico consultámos o processo clínico da doente.

Resultados: O caso clínico apresentado retrata as dificuldades de diagnóstico dos quadros que se apresentam com sintomas que se sobrepõem a síndromes neurológicos/psiquiátricos.

Conclusão: Os insulinomas podem cursar com sintomas neuropsiquiátricos, dificultando um diagnóstico atempado. Deste modo, os autores consideram que é fundamental a realização de uma história clínica detalhada, de forma a prevenir potenciais erros de diagnóstico.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Edição

Secção

Casos Clínicos