Intervenção Psicoeducativa nas Famílias de Esquizofrénicos

Autores

  • Filipe Reis Hospital do Barreiro

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.6084

Palavras-chave:

Emoção Expressa, Intervenção Educativa e Psicoeducativa, Esquizofrenia

Resumo

Os estudos sobre a Emoção Expressa levaram à generalização das intervenções educativas e psicoeducativas nas famílias dos doentes esquizofrénicos. Neste trabalho, o autor sintetiza os estudos que realizou sobre as Emoções Expressas dos familiares de doentes crónicos. Dá especial relevo às variáveis cognitivas dos familiares, relativas à representação mental do doente e da doença, estudadas através das atribuições que fazem da personalidade do doente e das causas da doença. São analisadas outras variáveis cognitivas, como parte do instrumental teórico da intervenção familiar psicoeducativa, nomeadamente, os jogos transaccionais, os conflitos familiares e os estilos de relacionamento parental. A avaliação dos familiares e das famílias é vista como parte integrante do processo de intervenção familiar psicoeducativa.

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Publicado

2004-06-01

Edição

Secção

Artigos de Revisão