O Papel do Trauma e Eventos Adversos de Vida na POC na Adolescência: A Propósito de Um Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.18813Palavras-chave:
Trauma, Stress, Eventos adversos de vida, Adolescência, Perturbação Obsessivo CompulsivaResumo
Introdução: A Perturbação Obsessivo Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica cuja sintomatologia surge frequentemente antes dos 18 anos de idade. Apesar de existirem vários fatores etiológicos envolvidos, a evidência atual salienta a importância dos fatores ambientais na fisiopatologia da POC, nomeadamente o papel dos eventos geradores de stress e do trauma.
Objetivos: Com o presente trabalho, os autores pretendem sistematizar os dados da literatura atual acerca do papel particular do trauma e eventos adversos de vida na fisiopatologia da POC na adolescência.
Métodos: Relato de um caso clínico e revisão não sistemática da literatura através de pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed utilizando as palavras-chave “obsessive compulsive disorder”, “trauma”, “life events” e “adolescence” entre setembro e outubro de 2019.
Resultados e Conclusões: É apresentado o caso clínico de um adolescente com POC cuja sintomatologia surgiu após um período de doença de um familiar próximo. Os dados da literatura suportam o papel dos eventos adversos de vida geradores de stress e o trauma como precipitantes de sintomas de POC na infância e adolescência.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.