O Papel do Trauma e Eventos Adversos de Vida na POC na Adolescência: A Propósito de Um Caso Clínico

Autores

  • Daniela Cardoso Hospital Pediátrico de Coimbra, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC)
  • Teresa Cartaxo Assistente Hospitalar, Hospital Pediátrico, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.25752/psi.18813

Palavras-chave:

Trauma, Stress, Eventos adversos de vida, Adolescência, Perturbação Obsessivo Compulsiva

Resumo

Introdução: A Perturbação Obsessivo Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica cuja sintomatologia surge frequentemente antes dos 18 anos de idade. Apesar de existirem vários fatores etiológicos envolvidos, a evidência atual salienta a importância dos fatores ambientais na fisiopatologia da POC, nomeadamente o papel dos eventos geradores de stress e do trauma.

Objetivos: Com o presente trabalho, os autores pretendem sistematizar os dados da literatura atual acerca do papel particular do trauma e eventos adversos de vida na fisiopatologia da POC na adolescência.

Métodos: Relato de um caso clínico e revisão não sistemática da literatura através de pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed utilizando as palavras-chave “obsessive compulsive disorder”, “trauma”, “life events” e “adolescence” entre setembro e outubro de 2019.

Resultados e Conclusões: É apresentado o caso clínico de um adolescente com POC cuja sintomatologia surgiu após um período de doença de um familiar próximo. Os dados da literatura suportam o papel dos eventos adversos de vida geradores de stress e o trauma como precipitantes de sintomas de POC na infância e adolescência.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Secção

Casos Clínicos