Adubação foliar na qualidade dos frutos de cultivares de abacaxizeiro

Autores

  • Deyse Cristina Oliveira da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Sandra Catia Pereira Uchôa Universidade Federal de Roraima
  • José Maria Arcanjo Alves
  • Kedma da Silva Matos
  • Armando José da Silva
  • Arthur José Evangelista dos Anjos
  • Gabriella Pimentel Nascimento
  • Raiovane Araújo Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.20000

Resumo

No momento da compra, a maioria dos consumidores de abacaxi apontam a qualidade do produto como fator determinante na decisão, tendo a acidez do fruto como a principal causa de descontentamento. Nesse sentido, muitos programas de melhoramento genético vêm desenvolvendo novas cultivares, visando atender as exigências do mercado. Além disso, é primordial que pesquisas sobre o manejo dessas plantas, incluindo a necessidade de adubação, sejam desenvolvidas. Assim, objetivou-se com esse trabalho, avaliar o efeito da adubação foliar na qualidade dos frutos de cinco cultivares de abacaxizeiro. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. Nas parcelas foram aleatorizadas cinco cultivares de abacaxizeiro e nas subparcelas, três composições de adubo foliar. As adubações foram realizadas quinzenalmente, de forma localizada. A colheita dos frutos teve início aos 360 dias após o plantio das mudas no campo. Os frutos foram conduzidos para o laboratório para análise de seus atributos físicos e químicos. A fórmula NK é a melhor opção para utilização como adubo foliar na cultura do abacaxizeiro para as condições e cultivares deste estudo. Todas as cultivares, independentemente da fórmula de adubação, apresentam teores de suco dentro do padrão de exportação para fins industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Deyse Cristina Oliveira da Silva, Universidade Federal de Roraima

Possui doutorado (2018) em agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima (POSAGRO - UFRR). Tem experiência na área de ciências agrárias, com ênfase em fertilidade de solos, nutrição de plantas, fruticultura, manejo de Culturas e micropropagação de plantas, trabalhando com as seguintes culturas: feijão-caupi, mandioca, abacaxi e banana.

Sandra Catia Pereira Uchôa, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e Pós-doutorado em Qualidade de Solo pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professora Titular, lotada no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Roraima. Vinculada ao programa de Pós-graduação em Agronomia (POSAGRO), sendo orientadora de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Editora da Revista Agro@mbiente On-line e Editora de Seção da Revista Ciência Agronômica.

José Maria Arcanjo Alves

Possui doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Roraima. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente com as seguintes culturas: mandioca, feijão-caupi, milho e abacaxi. É professor orientador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (POSAGRO- UFRR) mestrado e doutorado. Tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Agronomia (PET-Agro) da UFRR. Editor Adjunto da Revista Agro@mbiente On-line e Editor de Seção da Revista Ciência Agronômica.

Kedma da Silva Matos

Possui pós-Doutorado em Agronomia/Fitopatologia com ênfase em Biologia Molecular pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido - ATU do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental (2014-2016). Pós-Doutorado em Agronomia na Universidade Federal de Roraima - UFRR (2016-2017). Atualmente é Professora Adjunta do curso de Agronomia CCA/UFRR, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - POSAGRO/UFRR e Vice-Coordenadora do POSAGRO. Tem experiência em Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia, diversidade de fungos e filogenia molecular.

Armando José da Silva

Possui doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pelas universidades Federal de Viçosa e University of Missouri (USA)(1993) (Doutorado "sandwich"). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Roraima, título conquistado em abril de 2018. Miinistra as disciplinas (graduação): Microbiologia Agrícola, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas(CCA/UFRR). Tem atuado desde o ano de 2000 até os dias de hoje, como revisor de artigos científicos da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo, adubação, nutrição de plantas e microbiologia agrícola, trabalhando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica do nitrogênio, feijão caupi, fósforo, arroz, milho e solos de cerrado de Roraima.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Edição

Secção

Geral