Produtos alimentares tradicionais: hábitos de compra e consumo do mel

Autores/as

  • Maria Ribeiro
  • Alda Matos
  • Armandina Almeida
  • Arminda Fonseca
  • Belmiro Fernandes
  • Carla Mota
  • Engrácia Gonçalves
  • Elga Garcia
  • Etelvina Pereira
  • Helder Garção
  • Helena Guedes
  • Manuel Rodrigues
  • Margarida Neto
  • Ricardo Abreu

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15727

Resumen

Este estudo tem como objectivos conhecer o perfil do consumidor do mel e descrever os seus hábitos de consumo e compra. Foi elaborado um estudo quantitativo que teve como base a construção de um questionário, que foi aplicado a 172 indivíduos do Distrito de Bragança. Através da análise descritiva dos dados faz-se a caracterização da amostra e descrevem-se os hábitos de consumo e compra do mel.

Participaram neste estudo 172 indivíduos, dos quais 41,9% são do sexo masculino e 58,1% são do sexo feminino. Verificou-se que a esmagadora maioria é consumidor de mel (94,8%), prefere o mel da região porque está mais disponível, é mais saboroso e tem qualidade (70,9%). A principal forma de utilização do mel é combinado com outros alimentos (60,5%), o local preferido para a sua compra é junto do produtor (51,7%) e o factor que mais pesa na decisão de compra é o paladar (52,3%).

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Publicado

2018-11-24

Número

Sección

General