Actividade antimicrobiana do óleo essencial do Foeniculum vulgare Miller

Autores

  • M. T. Tinoco
  • M. R. Martins
  • J. Cruz-Morais

DOI:

https://doi.org/10.19084/rca.15438

Resumo

Foeniculum vulgare Mill. subsp. vulgare é uma planta espontânea da região mediterrânea, pertencente à família Apiaceae. O seu óleo essencial, principalmente o dos frutos secos, é amplamente utilizado nas indústrias alimentar, farmacêutica, cosmética e perfumaria.

Neste trabalho, pretendeu-se avaliar a actividade antimicrobiana do óleo essencial dos frutos verdes e das folhas da variedade de funcho doce colhido no Alentejo, na região de Évora, e relacionar essa actividade com a respectiva composição química.

A extracção dos óleos essenciais foi efectuada por hidrodestilação e a sua análise foi feita por GC-FID e GC-MS. No óleo das folhas foram identificados como componentes maioritários os fenilpropanóides anetol, fenchona e estragol e o monoterpeno a-felandreno, enquanto que o óleo dos frutos apresentou como constituintes predominantes anetol e fenchona.

A actividade antimicrobiana dos óleos foi avaliada face às estirpes Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Saccharomyces spp., Fusarium oxysporum e Penicillium sp.. Os óleos essenciais apresentaram actividade antimicrobiana contra S. aureus, Saccharomyces spp. e Fusarium oxysporum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-11

Edição

Secção

Geral