Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais

Autores

  • Tânia Morgado Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Hospital Pediátrico, Serviço de Pedopsiquiatria, Coimbra, Portugal; Universidade de Lisboa/Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9867-6321
  • Luís Loureiro Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2384-6266
  • Maria Antónia Rebelo Botelho Universidade de Lisboa, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7356-2053

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20133

Palavras-chave:

saúde mental, letramento em saúde, educação, adolescente, escolas, grupos focais

Resumo

Enquadramento: Estudos nacionais e internacionais evidenciam reduzida literacia em saúde mental (LSM) dos adolescentes sobre a ansiedade e a necessidade de serem desenvolvidas intervenções psicoeducacionais em contexto escolar.

Objetivo: Identificar as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar.

Metodologia: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo e de natureza qualitativa, recorrendo a 2 grupos focais e à análise de conteúdo. No primeiro grupo focal, participaram 6 profissionais de saúde ou da educação e, no segundo, 6 adolescentes do 9º ano de escolaridade.

Resultados: Foram identificadas as componentes de uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar, que contribuíram para o seu desenho preliminar, integrando 4 sessões de 90 minutos, com diferentes métodos e técnicas pedagógicas.

Conclusão: Este estudo contribuiu para o desenho preliminar da intervenção psicoeducacional “ProLiSMental”, que pretende capacitar os adolescentes para o acesso, a compreensão e a utilização de informação útil que os ajude na prevenção, no reconhecimento e na gestão da ansiedade.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Morgado, T., Loureiro, L., & Botelho, M. A. R. (2021). Intervenção psicoeducacional promotora da literacia em saúde mental de adolescentes na escola : estudo com grupos focais. Revista De Enfermagem Referência, 5(6), 1–10. https://doi.org/10.12707/RV20133

Edição

Secção

Artigos de Investigação