Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV20174

Palavras-chave:

enfermagem, docentes de enfermagem, educação em enfermagem

Resumo

Enquadramento: As práticas pedagógicas de enfermeiros constituem um amplo campo de estudo em virtude das novas necessidades de saúde.

Objetivo: Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes num curso de graduação em enfermagem.

Metodologia: Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos através de entrevistas em profundidade, em 2020. Participaram cinco docentes de enfermagem que exercem funções numa universidade pública do México. Os dados foram organizados e analisados indutivamente com base na proposta operacional de Minayo.

Resultados: Emergiram quatro categorias: Porquê e para o que ensinar; Preparação pedagógica para o ensino; Estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de enfermagem; Desafios do exercício pedagógico na percepção de docentes de enfermagem.

Conclusão: Os professores relatam que não tiveram formação pedagógica e que, ao iniciarem a docência, procuraram individualmente a preparação necessária para o ensino.

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Espinoza, J. B. R., Becerril, L. C., Gómez, B. A., Kempfer, S. S., Rodrigues, M. E. D. C., & Catarina, A. A. (2021). Práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes no ensino de enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, 5(8), 1–6. https://doi.org/10.12707/RV20174

Edição

Secção

Artigos de Investigação