Efeito da estratégia multifacetada EPIQ para melhoria da gestão da dor na vacinação em crianças
DOI:
https://doi.org/10.12707/RV21125Palavras-chave:
capacitação profissional, transferência de conhecimento, vacinação, manejo da dor, pediatria, educação em enfermagemResumo
Enquadramento: Knowledge Translation (KT) permite a aplicabilidade eficaz e dinâmica de evidências científicas na prática clínica.
Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção multifacetada baseada na KT para capacitação de profissionais de saúde na gestão da dor na vacinação em crianças.
Metodologia: Estudo quase-experimental realizado entre agosto e dezembro de 2017, com nove profissionais de enfermagem atuantes em salas de vacinação de duas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Realizou-se as fases Preparação e Implementação da estratégia multifacetada Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ), na perspectiva da KT.
Resultados: As fases da EPIQ permitiram a identificação de barreiras e facilitadores na vacinação em crianças, além do estabelecimento de metas e estratégias e mudança no conhecimento dos profissionais Houve um acréscimo de 13,9% no percentual médio de respostas corretas no pós-teste (p = 0,036), sendo a temática “gestão da dor” a que apresentou maior efetividade (92,8%).
Conclusão: A utilização da estratégia multifacetada EPIQ, baseada na KT, melhorou a aquisição de conhecimentos relacionados à gestão da dor na vacinação em crianças.
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