Efeito da estratégia multifacetada EPIQ para melhoria da gestão da dor na vacinação em crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21125

Palavras-chave:

capacitação profissional, transferência de conhecimento, vacinação, manejo da dor, pediatria, educação em enfermagem

Resumo

Enquadramento: Knowledge Translation (KT) permite a aplicabilidade eficaz e dinâmica de evidências científicas na prática clínica.

Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção multifacetada baseada na KT para capacitação de profissionais de saúde na gestão da dor na vacinação em crianças.

Metodologia: Estudo quase-experimental realizado entre agosto e dezembro de 2017, com nove profissionais de enfermagem atuantes em salas de vacinação de duas Unidades Básicas de Saúde do Distrito Federal. Realizou-se as fases Preparação e Implementação da estratégia multifacetada Evidence-based Practice for Improving Quality (EPIQ), na perspectiva da KT.

Resultados: As fases da EPIQ permitiram a identificação de barreiras e facilitadores na vacinação em crianças, além do estabelecimento de metas e estratégias e mudança no conhecimento dos profissionais Houve um acréscimo de 13,9% no percentual médio de respostas corretas no pós-teste (p = 0,036), sendo a temática “gestão da dor” a que apresentou maior efetividade (92,8%).

Conclusão: A utilização da estratégia multifacetada EPIQ, baseada na KT, melhorou a aquisição de conhecimentos relacionados à gestão da dor na vacinação em crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, H. C., Candido, L. K., Harrison, D., & Bueno, M. (2018). Seja Doce com os Bebês: Avaliação de vídeo instrucional sobre manejo da dor neonatal por enfermeiros. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03313. https://doi.org/10.1590/S1980220X2017033903313

Balice-Bourgois, C., Zumstein-Shaha, M., Vanoni, F., Jaques, C., Newman, C. J., & Simonetti, G. D. (2020). A systematic review of clinical practice guidelines for acute procedural pain on neonates. The Clinical Journal of Pain, 36(5), 390-398. https://doi.org/10.1097/AJP.0000000000000808

Blomqvist, Y. T., Gradin, M., & Olsson, E. (2020). Pain assessment and management in Swedish neonatal intensive care units. Pain Management Nursing, 21(4), 354-359. https://doi.org/10.1016/j.pmn.2019.11.001

Boggini, T., Pozzoli, S., Schiavolin, P., Erario, R., Mosca, F., Brambilla, P., & Fumagalli, M. (2021). Cumulative procedural pain and brain development in very preterm infants: A systematic review of clinical and preclinical studies. Neuroscience Biobehavioral Reviews, 123, 320-336. https://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2020.12.016

Canadian Institutes of Health Research. (2020). Knowledge translation. https://cihrirsc.gc.ca/e/29529.html

Christensen, R., Chau, V., Synnes, A., Grunau, R. E., & Miller, S. P. (2021). Longitudinal neurodevelopmental outcomes in preterm twins. Pediatric Research, 90, 593-599. http://dx.doi.org/10.1038/s41390-020-0840-7

Fontes, V. S., Ribeiro, C. J., Dantas, R. A., & Ribeiro, C. O. (2018). Pain relief strategies during immunization. Brazilian Journal of Pain, 1(3), 270-273. http://dx.doi.org/10.5935/25950118.20180051

Gagliardi, A. R., Berta, W., Kothari, A., Boyko, J., & Urquhart, R. (2015). Integrated knowledge translation (IKT) in health care: A scoping review. Implementation Science, 11, Article number 38. https://doi.org/10.1186/s13012-016-0399-1

Gagnon, M. M., Hadjistavropoulos, T., Hampton, A. J., & Stinson, J. (2016). A systematic review of knowledge translation (KT) in pediatric pain: Focus on health care providers. The Clinical Journal of Pain, 32(11), 972–990. https://doi.org/10.1097/AJP.0000000000000345

Gugel, S., Girardi, L. M., Vaneski, L. M., Souza, R. P., Pinotti, R. O., Lachowicz, G., & Veiga, J. F. (2021). Percepções acerca da importância da vacinação e da recusa vacinal: Uma revisão bi bliográfica. Brazilian Journal of Development, 7(3), 22710-22722.https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-135

Harrison, D., Reszel, J., Bueno, M., Sampson, M., Shah, V. S., Taddio, A., Larocque, C., & Turner, L. (2016). Breastfeeding for procedural pain in infants beyond the neonatal period. The Cochrane Database of Systematic Reviews, 10(10), CD011248. https://doi.org/10.1002/14651858.CD011248.pub2

Hunter, J. P., Stinson, J., Campbell, F., Stevens, B., Wagner, S. J., Simmons, B., White, M., & van Wyk, M. (2015). A novel pain interprofessional education strategy for trainees: Assessing impact on interprofissional competencies and pediatric pain knowledge. Pain Research Management, 20(1), e12–e20. https://doi.org/10.1155/2015/159580

Kaufman, J., Ryan, R., Walsh, L., Horey, D., Leask, J., Robinson, P., & Hill, S. (2018). Face-to-face interventions for informing or educating parents about early childhood vaccination. The Cochrane Database of Systematic Reviews, 5(5), CD010038. https://doi.org/10.1002/14651858.CD010038.pub3

Lee, S. K., Aziz, K., Singhal, N., & Cronin, C. M. (2015). The evidence-based practice for improving quality method has greater impact on improvement of outcomes than dissemination of practice change guidelines and quality improvement training in neonatal intensive care units. Paediatrics Child Health, 20(1), e1–e9. https://doi.org/10.1093/pch/20.1.e1

Lim, Y., & Godambe, S. (2017). Prevention and management of procedural pain in the neonate: An update, American Academy of Pediatrics, 2016. Archives of Disease in Childhood-Education and Practice, 102(5), 254-256. http://dx.doi.org/10.1136/archdischild-2016-311066

Stevens, B. J., Abbott, L. K., Yamada, J., Harrison, D., Stinson, J., Taddio, A., Barwick, M., Latimer, M., Scott, S. D., Rashotte, J., Campbell, F., & Finley, G. A. (2011). Epidemiology and management of painful procedures in children in Canadian hospitals. CMAJ: Canadian Medical Association Journal, 183(7), E403–E410. https://doi.org/10.1503/cmaj.101341

Straus, S. E., Tetroe, J., & Graham, I. (2009). Defining knowledge translation. CMAJ: Canadian Medical Association Journal, 181(3-4), 165-168. https://doi.org/10.1503/cmaj.081229

Vattimo, M. F., & Fonseca, C. D. (2019). The translation of knowledge as a subsidy for the nursing practice. Revista Brasileira de Enfermagem, 72(3), 582-583. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2019720301

Vieira, A. C., Gastaldo, D., & Harrison, D. (2020). Como traduzir o conhecimento científico à prática?: Conceitos, modelos e aplicação. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(5), e20190179. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0179

World Health Organization. (2015). Reducing pain at the time of vaccination: WHO position paper—September 2015. Weekly Epidemiological Record= Relevé épidémiologique hebdomadaire, 90(39), 505-510.

Publicado

2022-07-21

Como Citar

Guarda, L. E. D., Vieira, G. B., Castral, T. C., Fernandes, A. M., Santos, J. M. de J., Leite, A. M., & Ribeiro, L. M. (2022). Efeito da estratégia multifacetada EPIQ para melhoria da gestão da dor na vacinação em crianças. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–8. https://doi.org/10.12707/RV21125

Edição

Secção

Artigos de Investigação