Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge
DOI:
https://doi.org/10.12707/RV21117Palavras-chave:
liderança, enfermagem, aprendizagem, papel do profissional de enfermagem, administração de serviços de saúde, organizaçãoResumo
Enquadramento: Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar.
Objetivo: Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros.
Principais tópicos em análise: Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge.
Conclusão: O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.
Downloads
Referências
Amestoy, S. C., Trindade, L. L., Silva, G. T., Santos, B. P., Reis, V. R., & Ferreira, V. B. (2017b). Liderança na enfermagem: Do ensino ao exercício no ambiente hospitalar. Escola Anna Nery, 21(4), e20160276. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2016-0276
Boamah, S. A., Laschinger, H. K., Wong, C., & Clarke, S. (2018). Effect of transformational leadership on job satisfaction and patient safety outcomes. Nursing Outlook, 66(2), 180–189. https://doi.org/10.1016/j.outlook.2017.10.004
Cassiani, S. H., & Neto, J. C. (2018). Perspectivas de enfermagem e a campanha “Enfermagem agora”. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(5), 2351-2352. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501
Cardiff, S., Mccormack, B., & Mccance, T. (2018). Person-centred leadership: A relational approach to leadership derived through action research. Journal of Clinical Nursing, 27(15-16), 3056–3069. https://doi.org/10.1111/jocn.14492
Dyess, S. M., Sherman, R. O., Pratt, B. A., & Chiang-Hanisko, L. (2016). Growing nurse leaders: Their perspectives on nursing leadership and today’s practice environment. Online Journal of Issues in Nursing, 21(1), 7. https://doi.org/10.3912/OJIN.Vol-21No01PPT04
Ferreira, V. B., Amestoy, S. C., Silva, G. T., Felzemburgh, R. D., Santana, N., Trindade, L. L., Santos, I. A., & Varanda, I. A. (2018). Liderança transformacional na prática dos enfermeiros em um hospital universitário. Acta Paulista de Enfermagem, 31(6), 644-650. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800088
Frota, M. A., Wermelinger, M. C., Vieira, L. J., Ximenes, N. F., Queiroz, R. S., & Amorim, R. F. (2020). Mapping nursing training in Brazil: Challenges for actions in complex and globalized scenarios. Ciência & Saúde Coletiva, 25(1), 25-35. https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27672019
Laschinger, H., & Fida R. (2015). Linking nurses’ perceptions of patient care quality to job satisfaction: the role of authentic leadership and empowering professional practice environments. Journal of nursing administration, 45(5):276-83. https://doi.org/10.1097/NNA.0000000000000198
Lyman, B., Hammond, E. L., & Cox, J. R. (2018). Aprendizagem organizacional em hospitais: Uma análise de conceito. Journal of Nursing Management, 27(3), 633-646. https://doi.org/10.1111/jonm.12722
Lyman, B., Jacobs, J. D., Hammond, E. L., & Gunn, M. M. (2019). Organizational learning in hospitals: A realist review. Journal of Advanced Nursing, 75(11), 2352–2377. https://doi.org/10.1111/jan.14091
Lyman, B., Biddulph, M. E., Hopper, V. G., & Brogan, J. L. (2020). Nurses’ experiences of organisational learning: A qualitative descriptive study. Journal of Nursing Management, 28(6), 1241–1249. https://doi.org/10.1111/jonm.13070
Mendes, I. A. (2015). Challenges of nursing in the context of the development agenda post-2015. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 49(6), 878-879. https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000600001
Santos, I., Amestoy, S. C., Silva, G., Backes, V., Silva, C., Concei ção, M., & Góis, R. (2021a). Theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in nursing in light of Peter Senge. Revista Brasileira de Enfermagem, 74(4), e20201200. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1200
Senge, M. P. (2018). A quinta disciplina: Arte e prática da organização que aprende (35ª ed.). BestSeller.
Smith, C. (2015). Exemplary leadership. Nursing Management, 46(3), 47-51. https://doi.org.10.1097/01.NUMA.0000456659.17651.c0
Yaghoubi, M., Raeisi, A. R., Afshar, M., Yarmohammadian, M. H., Hasanzadeh, A., Javadi, M., & Ansary, M. (2010). The relationship between learning organization and organizational commitment among nursing managers in educational hospitals of Isfahan University of Medical Sciences in 2008-9. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, 15(2), 83–89. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3093178/
Viegas, S. M. (2020). Lâmpada que não se apaga: Enfermagem em prol do reconhecimento social e valorização de seus profissionais. HU Revista, 46,1-2. https://doi.org/10.34019/1982-8047.2020.v46.32774