Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge

Autores

  • Ises Adriana Reis dos Santos Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação,Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5858-5537
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação,Salvador, Bahia, Brasil; Universidade Federal de Pelotas, Escola de Enfermagem, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; Universidade Federal do Vale de São Francisco, Escola de Enfermagem, Petrolina, Pernambuco, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8310-2157
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação, Salvador, Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0595-0780

DOI:

https://doi.org/10.12707/RV21117

Palavras-chave:

liderança, enfermagem, aprendizagem, papel do profissional de enfermagem, administração de serviços de saúde, organização

Resumo

Enquadramento: Este ensaio teórico apresenta uma reflexão sobre o uso dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a organização de aprendizagem a partir das cinco disciplinas e da ecologia da liderança, como instrumentos para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros em ambiente hospitalar.

Objetivo: Refletir acerca dos conceitos da organização de aprendizagem de Peter Senge, a partir das disciplinas do pensamento sistémico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e aprendizagem em equipa, como um recurso para o desenvolvimento da liderança por enfermeiros.

Principais tópicos em análise: Análise teórica-reflexiva dos conceitos, definições e aplicação da organização de aprendizagem com as cinco disciplinas e a ecologia da liderança na perspectiva de Peter Senge.

Conclusão: O emprego da organização de aprendizagem de Peter Senge fomenta a reflexão acerca do desenvolvimento da liderança por enfermeiros, o que se coaduna com a necessidade de atuação de profissionais preparados nos serviços.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

Santos, I. A. R. dos, Amestoy, S. C., & Silva, G. T. R. da. (2022). Desenvolvimento da liderança por enfermeiros: Ensaio teórico reflexivo à luz da organização de aprendizagem de Peter Senge. Revista De Enfermagem Referência, 6(1), 1–7. https://doi.org/10.12707/RV21117

Edição

Secção

Artigos Teóricos/Ensaios