Consumo das principais substâncias psicoativas em tempos de pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior

Autores

  • Xavier Taboada Costa Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, Bragança, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5813-1228
  • María José Díez Liébana Universidade de León, Faculdade de Veterinária, Instituto de Biomedicina, Departamento de Ciências Biomédicas (IBIOMED), León, Espanha https://orcid.org/0000-0002-2101-3906
  • Maria Helena Pimentel Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, Bragança, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0930-7469

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22031

Palavras-chave:

substâncias psicoativas, estudantes, ensino superior, COVID-19

Resumo

Enquadramento: A população estudantil do ensino superior tem especial risco de consumo e abuso de substâncias psicoativas.

Objetivo: Analisar o consumo das principais substâncias psicoativas nos estudantes do ensino superior e a sua relação com as variáveis sóciodemográficas e com o surgimento da pandemia COVID-19.

Metodologia: Estudo analítico, observacional e transversal. Dados recolhidos por questionário aplica do após o primeiro semestre do ano letivo 2020/2021, na população de 8875 estudantes do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal. Amostra de 825 estratificada para cada uma das cinco escolas.

Resultados: Álcool e tabaco são as mais consumidas e de forma abusiva pela prática de binge drinking/smoking. Os medicamentos psicoativos e as drogas recreativas são menos consumidos. Os consumos são afetados pelas variáveis sociodemográficas: sexo, idade, escola, portadores de doença crónica, escolaridade e profissão dos pais. Durante a pandemia COVID-19, os estudantes percecionaram aumento dos consumos exceto o álcool.

Conclusão: O consumo de substâncias psicoativas pelos estudantes do ensino superior é afetado pelas variáveis sociodemográficas e pela pandemia COVID-19.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

Costa, X. T. ., Liébana, M. J. D., & Pimentel, M. H. (2023). Consumo das principais substâncias psicoativas em tempos de pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior. Revista De Enfermagem Referência, 6(2, Supl. 1), 1–10. https://doi.org/10.12707/RVI22031

Edição

Secção

Artigos de Investigação