Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.57.31042

Palavras-chave:

educação interprofissional, formação profissional em saúde, equipa de trabalho

Resumo

Enquadramento: A formação em saúde tem sido debate em diferentes cenários especialmente pelas mudanças nos modelos de atenção à saúde, sendo a Educação Interprofissional em Saúde uma estratégia afinada para este fim.

Objetivo: Analisar as visões sobre educação interprofissional e os desafios na mudança do modelo de formação profissional, conforme percebido por docentes e precetores de cursos de saúde numa universidade pública do sul do Brasil, através da participação no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde Interprofissionalidade.

Metodologia: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise temática.

Resultados: As experiências no programa provocaram novas perceções sobre o trabalho em equipa, colaborativo e uni profissional destacando a Educação Interprofissional (EIP) como fundamental na formação e trabalho.

Conclusão: Integrar a colaboração interprofissional na educação é crucial para mudanças curriculares significativas, como visto no Programa de Educação pelo Trabalho (PET). Isso impulsiona o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Educação Interprofissional (EIP), impactando o perfil profissional na saúde.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Toledo, B. R. ., Kerber, N. V. P., Sarturi, F. ., Fontana, D. G. R., & Colomé, I. C. S. . (2023). Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores. Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI23.57.31042

Edição

Secção

Artigos de Investigação