Educação interprofissional e trabalho colaborativo em saúde: Compreensões e vivências de docentes e precetores
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI23.57.31042Palavras-chave:
educação interprofissional, formação profissional em saúde, equipa de trabalhoResumo
Enquadramento: A formação em saúde tem sido debate em diferentes cenários especialmente pelas mudanças nos modelos de atenção à saúde, sendo a Educação Interprofissional em Saúde uma estratégia afinada para este fim.
Objetivo: Analisar as visões sobre educação interprofissional e os desafios na mudança do modelo de formação profissional, conforme percebido por docentes e precetores de cursos de saúde numa universidade pública do sul do Brasil, através da participação no Programa de Educação pelo Trabalho (PET) - Saúde Interprofissionalidade.
Metodologia: Pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise temática.
Resultados: As experiências no programa provocaram novas perceções sobre o trabalho em equipa, colaborativo e uni profissional destacando a Educação Interprofissional (EIP) como fundamental na formação e trabalho.
Conclusão: Integrar a colaboração interprofissional na educação é crucial para mudanças curriculares significativas, como visto no Programa de Educação pelo Trabalho (PET). Isso impulsiona o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS) através da Educação Interprofissional (EIP), impactando o perfil profissional na saúde.
Downloads
Referências
Barr, H., Koppel, I., Reeves, S., Hammick, M., & Freeth, D. (2005). Effective interprofessional education: Arguments, assumption evidence.
Blackwell Chriguer, R. S., Aveiro, M. C., Batista, S. H., & Garbus, R. B. (2021). O PET-saúde interprofissionalidade e as ações em tempos de pandemia: Perspectivas docentes. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 25(supl 1), e210153. https://doi.org/10.159 /interface.210153
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. (2008). O conasems. http://www.cosemsms.org.br/files/publicacoes/formacao_profissionais_2008.pdf
Costa, M. V., Azevedo, G. D., & Pereira, M. J. (2019). Aspectos institucionais para a adoção da educação interprofissional na formação em enfermagem e medicina. Saúde em Debate, 43(sup.1), 64-76. https://doi.org/10.1590/0103-11042019S105
França, T., Magnago, C., Santos, M. R., Belissário, S. A., & Silva, C. B. (2018). PET-saúde/graduaSUS: Retrospectiva, diferenciais e panorama de distribuição dos projetos. SaúdeDebate, 42(esp2), 286-301. https://doi.org/10.1590/0103-11042018S220
Farias-Santos, B. C., & Noro, L. R. (2017). PET-saúde como indutor da formação profissional para o sistema único de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, 22(3), 997-1004. https://doi.org/10.1590/1413-81232017223.15822016
Minayo, M. C. (Ed.). (2016). Pesquisa social: Teoria, método e criatividade. Vozes.
Mira, Q. L., Barreto, R. M., & Vasconcelos, M. I. (2016). Impacto do PET-saúde na formação profissional: Uma revisão integrativa. Revista Baiana de Saúde Pública, 40(2), 514-531. https://doi.org.10.22278/2318-2660.2016.v40.n2.a1682
Moreira, K. F., Moura, C. O., Fernandes, D. E., Farias, E. S., Pinheiro, A. S., & Junior, A. G. (2022). Preceptor’s perceptions about the teaching-learning process and collaborative practices in primary health care. Revista Gaúcha de Enfermagem, 43, e20210100. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210100.pt
Neves, C., Brito, M. G., Leite, L., Dias, I., & Priante, P. T. (2020). As concepções de preceptores do SUS sobre metodologias ativas na formação do profissional da saúde. Educação em Revista, 36, e207303. https://doi.org/10.1590/0102-4698207303
Peduzzi, M., Oliveira, M. A., Silva, J. A., Agreli, H. F., & Neto, M. V. (2016). Trabalho em equipe, prática e educação interprofissional. In Clínica médica: Atuação da clínica médica, sinais e sintomas de natureza sistêmica, medicina preventiva, saúde da mulher, envelhecimento e geriatria (Vol. 1, pp. 171-179). Manole.
Reeves, S., Zwarenstein, M., Goldman, J., Barr, H., Freeth, D., Ham mick, M., & Koppel, I. (2008). Interprofessional education: Effect on professional practice and healthcare outcomes. Cochrane Database of Systematic Reviews, 1. https://doi.org/10.1002/14651858.CD002213.pub2
Silva, R. M., Bezerra, I. C., Brasil, C. C., & Moura, E. R. (Orgs.). (2018). Estudos qualitativos: Enfoques teóricos e técnicas de coleta de informações. Edições Uva. https://portais.univasf.edu.br/medicina-pa/pesquisa/producao-cientifica/experiencias-qualitativas-ebook
Silva, E. A., Silva, G. T., Santos, N. V., Silva, R. M., Fraga, F. M., Ribeiro, B. J., & Leal, B. C. (2021). Formação docente para o ensino da educação interprofissional. Cogitare Enfermagem, 26, e73871. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.73871
Souza, E. C., Júnior, A. R., Cavalcante, A. S., Torres, R. A., & Silva, M. R. (2019). Projeto vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde: Linha de fuga na formação em saúde para uma atuação na saúde coletiva. Saúde em Debate, 43(122), 897-905. https://doi.org/10.1590/0103-1104201912219
Vuckovic, V., Karlsson, K., & Sunnqvist, C. (2019). Preceptors’ and nursing students’ experiences of peer learning in a psychiatric context: A qualitative study. Nurse Education in Practice, 41, 102627. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.102627