Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI22062Palavras-chave:
enfermagem, programa educativo, intervenção coronária percutânea, prevenção secundária, intervenção onlineResumo
Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas.
Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia.
Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo.
Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia.
Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.
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