Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Efeito de um programa baseado em técnicas de relaxamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.75.31572

Palavras-chave:

stresse, ansiedade, relaxamento, estudantes de enfermagem

Resumo

Enquadramento: O contexto de ensino clínico e a vivência da pandemia COVID-19 são potencialmente stressores e/ou ansiogénicos em estudantes de enfermagem.

Objetivo: Avaliar a eficácia do programa “Aprender a Relaxar” na redução do stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem.

Metodologia: Estudo pré-experimental, longitudinal, com amostra de sete estudantes seguidos na consulta de ansiedade. Concebido e implementado Programa “Aprender a Relaxar” baseado nas técnicas de respiração diafragmática e relaxamento muscular progressivo, com oito sessões, em cinco semanas. Avaliação inicial, final e follow-up utilizada Escala de Perceção de Stresse e Questionário de Autoavaliação de Ansiedade de Zung.

Resultados: Redução dos níveis de stresse entre avaliação inicial e avaliação final (p = 0,069) e diminuição significativa entre avaliação inicial e follow-up (p = 0,033). Diminuição significativa da ansiedade entre avaliação inicial e avaliação final (p = 0,033) e entre avaliação inicial e follow-up (p = 0,006).

Conclusão: Programa demonstrou efeito positivo na gestão do stresse, autocontrolo da ansiedade e sintomatologia associada, sendo um recurso terapêutico útil na intervenção com estudantes de enfermagem.

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Costa, J. D., & Lopes, R. C. C. (2024). Stresse e ansiedade em estudantes de enfermagem: Efeito de um programa baseado em técnicas de relaxamento. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI23.75.31572

Edição

Secção

Artigos de Investigação