Efetividade de um filme na ansiedade e medo de crianças em idade escolar submetidas a cirurgia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.94.32450

Palavras-chave:

criança hospitalizada, filme e vídeo educativo, enfermagem, ansiedade, medo, período pré-operatório

Resumo

Enquadramento: A hospitalização e a cirurgia são consideradas pela criança como eventos ameaçadores e com repercussões no seu comportamento, nomeadamente ansiedade e medo.

Objetivo: Avaliar a efetividade de um filme preparatório para procedimentos a realizar antes de uma cirurgia de ambulatório visando a redução da ansiedade e medo.

Metodologia: Estudo randomizado, controlado, envolvendo 60 crianças (6-14 anos), submetidas a cirurgia de ambulatório. O grupo de intervenção visualizou um filme no período pré-operatório e o grupo de controlo recebeu os cuidados habituais. A efetividade do filme foi medida através da escala de ansiedade Children’s Anxiety Meter-State e o medo pela escala Children’s Fear Scale.

Resultados: Não se observaram diferenças significativas (p > 0,05) entre o grupo de intervenção que visualizou o filme e o grupo de controlo que seguiu os cuidados pré-operatórios habituais.

Conclusão: Importa avaliar de forma precisa se os custos envolvidos nesta intervenção compensam os benefícios. Sugere-se mais investigação nesta área, ajustando outros programas que se revelem mais efetivos neste contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baghele, A., Dave, N., Dias, R., & Shah, H. (2019). Effect of pre operative education on anxiety in children undergoing day-care surgery. Indian Journal of Anaesthesia, 63(7), 565–570. https://doi.org/10.4103/ija.IJA_37_19

Broeering, C. V., Souza, C. D., Kaszubowski, F., & Crepaldi, M. A. (2018). Efeitos de preparações psicológicas sobre o estresse e a ansiedade de meninos e meninas. Acta Colombiana de Psicologia, 21(1), 239-248. https://doi.org/10.14718/ACP.2018.21.1.10

El-Moazen, A. A., Mohamed, S. A., & Kereem, M. A. (2018). Effec of selected play activities on preoperative anxiety level and fear among children undergoing abdominal surgeries. Egyptian Nursing Journal, 15(3), 205-216. https://doi.org.10.4103/ENJ.ENJ_2_18

Ersig, A. L., Kleiber, C., Mccarthy, A. M., & Hanrahan, K. (2013). Validation of a clinically useful measure of children’s state anxiety before medical procedures. Revista para Especialistas em Enfermagem Pediátrica, 18(4), 311-319. https://doi.org/10.1111/jspn.12042

Faul, F., Erdfelder, E., Lang, A. G., & Buchner, A. (2007). G*Power 3: a flexible statistical power analysis program for the social, behavioral, and biomedical sciences. Behavior research methods, 39(2), 175–191. https://doi.org/10.3758/bf03193146

Härter, V., Barkmann, C., Wiessner, C., Rupprecht, M., Reinshagen, K., & Trah, J. (2021). Effects of educational video on pre-operative anxiety in children: A randomized controlled trial. Frontiers in Pediatrics, 9. https://doi.org/10.3389/fped.2021.640236

Harvey, K. A., & Kovalesky, A. (2018). Post-operative pain and comfort in children after heart surgery: A comparison of nurses and families pre-operative expectations. Journal of Pediatric Nursing, 43, 9–15. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2018.07.014

Hatipoglu, Z., Gulec, E., Lafli, D., & Ozcengiz, D. (2018). Effects of auditory and audiovisual presentations on anxiety and behavioral changes in children undergoing elective surgery. Nigerian Journal of Clinical Practice, 21(6), 788–794. https://doi.org/10.4103/njcp.njcp_227_17

International Council of Nurses. (2019). Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: CIPE® versão 2. https://www.ordemenfermeiros.pt/media/27837/ordem-enfermeiros-cipe.pdf

Junior, A. L., Mello, S., & Moraes, L. U. (2019). Crianças e procedimentos cirúrgicos: Efeitos da informação. Revista Psicologia e Saúde, 11(3), 97–109. https://doi.org/10.20435/pssa.v11i3.701

Kim, J., Chiesa, N., Raazi, M., & Wright, K. D. (2019). A systematic review of technology-based preoperative preparation interventions for child and parent anxiety. Canadian Journal of Anesthesia, 66, 966–986. https://doi.org/10.1007/s12630-019-01387-8

Liguori, S., Stacchini, M., Ciofi, D., Olivini, N., Bisogni, S., & Festini, F. (2016). Effectiveness of an app for reducing preoperative anxiety in children: A randomized clinical trial. JAMA Pediatrics, 170(8), 1-6. https://doi.org/10.1001/jamapediatrics.2016.0533

Mcmurtry, C. M., Noel, M., Chambers, C. T., & Mcgrath, P. J. (2011). Medo das crianças durante a dor processual: Investigação Health Psychology, preliminar da escala de medo das crianças. 30(6), 780-788. https://doi.org/10.1037/a0024817

Mello, S. T., & Costa, J. Á. (2020). Intervenções não farmacológicas em crianças no pré-operatório: Uma revisão da literatura. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 23(1), 124-133. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582020000100011

Molina, C. J., Valls, L. L., Villegas, V. F., & Ruiz, S. S. (2023). Avaliação de enfermagem da ansiedade pré-operatória pediátrica: Um estudo qualitativo? Revista Latino-Americana de Enfermagem, 31, e3738. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6230.3738

Mula-Fuentes, B., Quintana, M., Rimbau, J., Martínez-Mejías, A., Úriz, M. S., Rivera-Pérez, C., & Garolera, M. (2018). Anxiety, hospital fears and conduct and behavioral alterations during pediatric hospitalization. Actas Espanolas de Psiquiatria, 46(2), 42–50. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29616712/

Ordem dos Enfermeiros & Comissão de Especialidade de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica. (2011). Diminuir o medo da cirurgia. In A. M. Marques & F. J. Mendes (Coords.), Guias orientadores de boa prática em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (Vol. II, pp. 23-82). https://www.ordemenfermeiros.pt/media/8906/cadernosoe_guiasorientadoresboapraticaceesip_volii.pdf

Ramos, A. L., & Figueiredo, M. C. (2020). Enfermagem em saúde da criança e do jovem. Lidel.

Salmon, K. (2006). Commentary: Preparing young children for medical procedures: Taking account of memory. Journal of Pediatric Psychology, 31(8) 859-861. https://doi.org/10.1093/jpepsy/jsj072

Yaz, B. S., & Yilmaz, B. H. (2022). The effects of designing an educational animation movie in virtual reality on preoperative fear and postoperative pain in pediatric patients: A randomized controlled trial. Journal of Perianesthesia Nursing, 37(3), 357–364. https://doi.org/10.1016/j.jopan.2021.04.015

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Santos, I. M. R. ., Batalha, L. M. da C. ., & Flora, M. C. . (2024). Efetividade de um filme na ansiedade e medo de crianças em idade escolar submetidas a cirurgia. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–6. https://doi.org/10.12707/RVI23.94.32450

Edição

Secção

Artigos de Investigação