Transição do estudante para o ensino superior: um estudo sobre autoeficácia, stresse e bem-estar psicológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.99.32553

Palavras-chave:

enfermagem, ensino superior, estudantes, autoeficácia, stress, bem-estar psicológico

Resumo

Enquadramento: A transição para o ensino superior (ES) representa uma etapa crítica, com múltiplos novos e exigentes desafios, que podem precipitar dificuldades adaptativas e desequilíbrios na saúde mental dos estudantes.

Objetivo: Descrever a correlação entre variáveis sociodemográficas/académicas e autoeficácia geral, stresse percebido e bem-estar psicológico em estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Enfermagem (LE).

Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, amostra não probabilística, tipo acidental de 263 estudantes do primeiro ano da LE 2019/2020, instrumentos: Questionário Sociodemográfico Académico, Escala de Autoeficácia Geral, Escala de Stresse Percebido-10 Itens, Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico.

Resultados: Verifica-se existência de correlação negativa entre autoeficácia geral e stresse percebido, entre stresse percebido e bem-estar psicológico, constatando-se ainda correlação positiva entre autoeficácia geral e bem-estar psicológico nos estudantes da LE.

Conclusão: O ambiente de transição para o ES é complexo e impactante para os estudantes, sendo fundamental desenvolver estratégias facilitadoras, que diminuir o impacto de fatores indutores de stresse e o sofrimento emocional nesta população.

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Publicado

2024-08-07

Como Citar

Cruz, J. R. R., & Lopes, R. C. C. (2024). Transição do estudante para o ensino superior: um estudo sobre autoeficácia, stresse e bem-estar psicológico. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI23.99.32553

Edição

Secção

Artigos de Investigação