A inteligência emocional percebida em estudantes do ensino superior de cursos de saúde
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI23.110.32863Palavras-chave:
inteligência emocional, estudantes, ajustamento emocional, ensino superior, saúde mentalResumo
Enquadramento: A inteligência emocional percebida (IEP) é a habilidade para compreender emoções, aspeto crucial em contextos académicos, pois sabe-se que os estudantes com maior IEP apresentam melhores performances pessoais e profissionais
Objetivo: Avaliar níveis de IEP em estudantes de cursos superiores da área da saúde, numa instituição de ensino superior em Portugal.
Metodologia: Estudo descritivo, com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 estudantes. Aplicado questionário eletrónico com questões sociodemográficas e a Escala Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24).
Resultados: Verificou-se que o valor médio de IEP dos estudantes foi de 85,90 [24,120], sendo os estudantes com mais idade e a frequentarem mestrados os que apresentaram valores mais elevados de IEP. Dos mestrandos, os estudantes do curso de Cuidados Paliativos, apresentaram valores de IEP mais elevados.
Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior, e de saúde assim como decisores políticos que apoiem os estudantes no desenvolvimento da IEP.
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