A inteligência emocional percebida em estudantes do ensino superior de cursos de saúde

Autores

  • Clarisse Marisa da Costa Pais de Almeida Lopes Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4595-5305
  • Liliana Sofia Alexandre Almeida Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4745-9559
  • Micaela Guerra Jordão Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5401-0760
  • Sónia Santos Pinto Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9005-7822
  • Hugo Miguel Santos Duarte Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal; Instituto Politécnico de Leiria, ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Leiria, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9692-6398
  • Cristina Costeira Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal; Instituto Politécnico de Leiria, ciTechCare – Center for Innovative Care and Health Technology, Leiria, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4648-355X

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI23.110.32863

Palavras-chave:

inteligência emocional, estudantes, ajustamento emocional, ensino superior, saúde mental

Resumo

Enquadramento: A inteligência emocional percebida (IEP) é a habilidade para compreender emoções, aspeto crucial em contextos académicos, pois sabe-se que os estudantes com maior IEP apresentam melhores performances pessoais e profissionais

Objetivo: Avaliar níveis de IEP em estudantes de cursos superiores da área da saúde, numa instituição de ensino superior em Portugal.

Metodologia: Estudo descritivo, com uma amostra não probabilística por conveniência com 94 estudantes.  Aplicado questionário eletrónico com questões sociodemográficas e a Escala Trait Meta-Mood Scale-24 (TMMS-24).

Resultados: Verificou-se que o valor médio de IEP dos estudantes foi de 85,90 [24,120], sendo os estudantes com mais idade e a frequentarem mestrados os que apresentaram valores mais elevados de IEP. Dos mestrandos, os estudantes do curso de Cuidados Paliativos, apresentaram valores de IEP mais elevados.

Conclusão: Sugere-se o desenvolvimento de projetos conjuntos entre instituições de ensino superior, e de saúde assim como decisores políticos que apoiem os estudantes no desenvolvimento da IEP.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Lopes, C. M. da C. P. de A., Almeida, L. S. A. ., Jordão, M. G., Pinto, S. S., Duarte, H. M. S., & Costeira, C. (2024). A inteligência emocional percebida em estudantes do ensino superior de cursos de saúde. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI23.110.32863

Edição

Secção

Artigos de Investigação