Acerca dessa coisa a que chamamos literacia em saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI24.19.34548

Palavras-chave:

literacia em saúde mental, saúde mental, promoção da saúde mental, prevenção das doenças

Resumo

Enquadramento: A literacia em saúde mental é um conceito-chave no panorama da promoção e prevenção em saúde mental, contudo tem sido proposto uma expansão do conceito que pode desvirtuar o seu raio de ação.

Objetivo: Analisar criticamente o conceito de literacia em saúde mental e sua evolução, a partir da sua génese e desenvolvimentos ulteriores, perspetivando potencialidades e desafios

Principais tópicos em análise: Literacia em saúde mental; saúde mental positiva; saúde mental preventiva e promoção da saúde mental enquanto tradições onde ancora a génese e desenvolvimento do conceito.

Conclusão: É positivo valorizar a promoção da saúde mental no conceito de literacia em saúde mental, imprimindo-lhe um cunho assente na perspetiva da salutogénese. Contudo, a adição do adjetivo positiva no termo inicial serve mais os compromissos e intentos ideológicos de algumas áreas do saber que propriamente a promoção da saúde mental. A redução do estigma associado às doenças e doentes mentais e o aumento da procura de ajuda, são objetivos de ação das intervenções ao nível da literacia em saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aller, T. B., Fauth, E. B., Novak, J. R., & Schwratz, S. (2021). Measuring mental health literacy: Development of the mental health awareness and advocacy assessment tool. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, 17(39), 15–31. https://doi.org/10.56645/jmde.v17i39.671

Bjørnsen, H. N., Eilertsen, M.-E., Ringdal, R., Espnes, G. A., & Moksnes, U. K. (2017). Positive mental health literacy: Development and validation of a measure among Norwegian adolescents. BMC Public Health, 17, Article 717. https://doi.org/10.1186/s12889-017-4733-6

Bodryzlova, Y., & Moullec G. (2023) Definitions of positive health: A systematic scoping review. Global Health Promotion, 30(3) 6-14. https://doi.org.10.1177/17579759221139802

Conselho Nacional de Saúde. (2019). Sem mais tempo a perder: Saúde mental em Portugal: Um desafio para a próxima década. https://www.cns.min-saude.pt/wp-content/uploads/2019/12/SEM-MAIS-TEMPO-A-PERDER.pdf

Doak, C. C., Doak, L. G., & Root J. H. (1985) Teaching patients with low literacy skills. J.B. Lippincott. Elmes, A., Dufour, R., Olekalns, A., & Clark, Kelly. (2021). Mental health deep dive: Effective and promising practice in mental health promotion with young people. https://doi.org.10.25916/8qh9-cp11

Everymind. (2017). Prevention first: A prevention and promotion framework for mental health: Version 2. https://everymind.imgix.net/assets/Uploads/EM-0026-Prevention-First-Framework.pdf

Fusar-Poli, P., Salazar de Pablo, G., Micheli, A., Nieman, D. H., Correll, C. U., Kessing, L. V., Pfennig, A., Bechdolf, A., Borgwardt, S., Arango, C., & Amelsvoort, T. (2020). What is good mental health? A scoping review. European neuropsychopharmacology, 31, 33–46. https://doi.org/10.1016/j.euroneuro.2019.12.105

Galderisi, S., Beezhold, J., & Sartoruis, N. (2015). Towards a new definition of mental health. World Psychiatry, 14(2), 231-233. https://doi.org/10.1002/wps.20231

Gerring, J. (1999). What makes a concept good? A criterial framework for understanding concept formation in the social sciences. Polity, 31(3), 357–393. https://doi.org/10.2307/3235246

Gugglberger, L. (2019). The multifaceted relationship between health promotion and health literacy. Health Promotion International, 34(5), 887–891. https://doi.org/10.1093/heapro/daz093

Gurin, G., Veroff, J., & Feld, S. (1960). Americans view of their mental health. Basic Books.

Jahoda, M. (1958). Current concepts of positive mental health. Basic Books.

Jay, L., Macadam, B., Gardner, P., & Mahboub, L. (2017), Hope head quarters: Recovery college. Health Promotion Journal of Australia, 28(2), 170-173. https://doi.org/10.1071/HE17034

Jorm, A. (2020). We need to move from ‘mental health literacy’ to ‘mental health action’. Mental Health & Prevention, 18, 200179. https://doi.org/10.1016/j.mhp.2020.200179

Jorm, A. F. (2019). The concept of mental health literacy. In O. Okan, U. Bauer, D. Levin-Zamir, P. Pinheiro & K. Sørensen (Eds.), International handbook of health llteracy (pp. 53–66). Policy Press; University of Bristol. https://doi.org/10.51952/9781447344520.ch004

Jorm, A. F., Korten, A. E., Jacomb, P. A., Christensen, H., Rodgers, B., & Pollitt, P. (1997). Mental health literacy: A survey of the public’s ability to recognise mental disorders and their beliefs about the effectiveness of treatment. Medical Journal of Australia, 166(4), 182–186. https://doi.org/10.5694/j.1326-5377.1997.tb140071.x

Keyes C. L. (2005). Mental illness and/or mental health? Investigating axioms of the complete state model of health. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 73(3), 539–548. https://doi.org/10.1037/0022-006X.73.3.539

Keyes, C. L. (2014). Mental health as a complete state: How the salutogenic perspective completes the picture. In G. F. Bahuer & O. Hammig (Eds.), Bridging occupational, organizational and public health (pp. 179-192). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-5640-3_11

Kusan, S. (2013). Dialectics of mind, body, and place: Ground work for a theory of mental health literacy. Sage Open, 3(4), 215824401351213. https://doi.org/10.1177/2158244013512131

Kutcher, S., Wei, Y., & Coniglio, C. (2016). Mental health literacy: Past, present, and future. The Canadian Journal of Psychiatry, 61(3), 154–158. https://doi.org/10.1177/0706743715616609

Lluch, M. T. (2020). Cuida la salud mental positiva: Un abordaje para afrontar con más fuerza mental la situación generada por la pandemia de coronavirus Covid-19. Deposito Digital de la Universitat de Barcelona. http://hdl.handle.net/2445/155397

Loureiro, L. M. (2015). Questionnaire for assessment of mental health literacy: QuALiSmental: Study of psychometric properties. Revista de Enfermagem Referência, 4(4), 79–88. https://doi.org/10.12707/RIV14031

Loureiro, L. M., Mendes, A. M., Barroso, T. M., Santos, J. C., Oliveira, R. A., & Ferreira, R. O. (2012). Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: Conceitos e desafios. Revista de Enfermagem Referência, 3(6), 157–166.

Malloy-Weir, L. J., Charles, C., Gafni, A., & Entwistle, V. (2016). A review of health literacy: Definitions, interpretations, and implications for policy initiatives. Journal of Public Health Policy, 37(3), 334–352. https://doi.org/10.1057/jphp.2016.18

Nutbeam, D., Wise, M., Bauman, A., Harris, E., & Leeder, S. (1993). Goals and targets for Australia’s health in the year 2000 and beyond. Australian Government Publishing Service.

Singh, V., Kumar, A., & Gupta, S. (2022). Mental health prevention and promotion: A narrative review. Frontiers in Psychiatry, 13, Article 898009. https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.898009

Sørensen, K., Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., Brand, H., & Consortium Health Literacy Project European. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12, Article 80. https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80

Spiker, D. A., & Hammer, J. H. (2019). Mental health literacy as theory: Current challenges and future directions. Journal of Mental Health, 28(3), 238–242. https://doi.org/10.1080/09638237.2018.1437613

World Health Organization. (2022). World mental health report: Transforming mental health for all. https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Loureiro, L. (2024). Acerca dessa coisa a que chamamos literacia em saúde mental. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI24.19.34548

Edição

Secção

Artigos Teóricos/Ensaios