Conhecimento sobre oxigenoterapia em estudantes de enfermagem do último ano
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI24.53.35621Palavras-chave:
conhecimentos de oxigenoterapia, estudante de enfermagem, educação clínica, oxigenoterapia, monitorização, segurança do doente, VietnameResumo
Enquadramento: O conhecimento da oxigenoterapia é crucial para que os enfermeiros reconheçam precocemente os fatores de risco e previnam complicações, aumentando assim a eficácia do tratamento.
Objetivo: Este estudo teve como objetivo descrever o conhecimento sobre oxigenoterapia em estudantes finalistas de enfermagem da Universidade de Enfermagem Nam Dinh.
Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo transversal com 236 estudantes finalistas da licenciatura em enfermagem. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário autoadministrado.
Resultados: A pontuação média para conhecimento geral dos estudantes foi de 6,73 ± 1,43 em 10. A menor pontuação média foi para conhecimento sobre redução da dosagem e interrupção da oxigeno terapia (3,79 ± 1,89) e conhecimento sobre dispositivos de administração de oxigénio (5,34 ± 2,77).
As pontuações para a identificação de sinais de hipoxemia, monitorização e avaliação da eficácia da oxigenoterapia foram 8,88, 6,37 e 8,38, respetivamente.
Conclusão: O conhecimento dos estudantes sobre oxigenoterapia é moderado, com lacunas em áreas como redução da dosagem e interrupção da oxigenoterapia e dispositivos de administração de oxigénio. Recomenda-se um maior foco nestes tópicos na educação pré-clínica e clínica uma vez que pode levar a um melhor atendimento ao doente, a uma utilização mais eficiente do oxigénio e a menos complicações na prática clínica.
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