Conhecimento sobre oxigenoterapia em estudantes de enfermagem do último ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI24.53.35621

Palavras-chave:

conhecimentos de oxigenoterapia, estudante de enfermagem, educação clínica, oxigenoterapia, monitorização, segurança do doente, Vietname

Resumo

Enquadramento: O conhecimento da oxigenoterapia é crucial para que os enfermeiros reconheçam precocemente os fatores de risco e previnam complicações, aumentando assim a eficácia do tratamento.

Objetivo: Este estudo teve como objetivo descrever o conhecimento sobre oxigenoterapia em estudantes finalistas de enfermagem da Universidade de Enfermagem Nam Dinh.

Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo transversal com 236 estudantes finalistas da licenciatura em enfermagem. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário autoadministrado.

Resultados: A pontuação média para conhecimento geral dos estudantes foi de 6,73 ± 1,43 em 10. A menor pontuação média foi para conhecimento sobre redução da dosagem e interrupção da oxigeno terapia (3,79 ± 1,89) e conhecimento sobre dispositivos de administração de oxigénio (5,34 ± 2,77).
As pontuações para a identificação de sinais de hipoxemia, monitorização e avaliação da eficácia da oxigenoterapia foram 8,88, 6,37 e 8,38, respetivamente.

Conclusão: O conhecimento dos estudantes sobre oxigenoterapia é moderado, com lacunas em áreas como redução da dosagem e interrupção da oxigenoterapia e dispositivos de administração de oxigénio. Recomenda-se um maior foco nestes tópicos na educação pré-clínica e clínica uma vez que pode levar a um melhor atendimento ao doente, a uma utilização mais eficiente do oxigénio e a menos complicações na prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adeniyi, B. O., Akinwalere, O. O., Ekwughe, F. C., Ogunmodede, A. F., Kareem, A. O., Olakanye, O. D., Erhabor, G. E., & Abejegah, C. (2021). Assessment of knowledge and practice of oxygen therapy among doctors and nurses: A survey from Ondo State, Southwest Nigeria. Journal of the Pan African Thoracic Society, 2(3), 161-166. https://doi.org.10.25259/JPATS_4_2021

Adipa, F. E., Aziato, L., & Zakariah, A. N. (2015). Qualitative exploration of nurses’ perspectives on clinical oxygen administration in Ghana. International Journal of Africa Nursing Sciences, 2, 42-46. https://doi.org/10.1016/j.ijans.2015.03.002

Al, N., Aydin, A. I., Atak, M., Akca, D., Ozyazicioglu, N., & Alkan, T. (2019). Determination of the knowledge levels of nursing students on oxygen administration in newborn intensive care units. International Journal of Caring Sciences, 12(1), 280-285. https://internationaljournalofcaringsciences.org/docs/31_nevin_12_1_1.pdf

Aloushan, A. F., Almoaiqel, F. A., Alghamdi, R. N., Alnahari, F. I., Aldosari, A. F., Masud, N., & Aljerian, N. A. (2019). Assessment of knowledge, attitude and practice regarding oxygen therapy at emergency departments in Riyadh in 2017: A cross-sectional study. World Journal of Emergency Medicine, 10(2), 88-93. https://doi.org/10.5847/wjem.j.1920-8642.2019.02.004

Arslan, F. T., Ozkan, S., Ak, B., & Muslu, G. K. (2017). Neonatal intensive care nurses’ opinion on oxygen therapy: A survey conducted in Turkey. Journal of Contemporary Medicine, 7(2), 184-192. https://doi.org.10.16899/gopctd.326667

Cooper, J. S., Phuyal, P., & Shah, N. (2023). Oxygen toxicity. Stat-Pearls. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK430743/

Demírel, H., & Kazan, E. E. (2020). Knowledge levels of nurses about oxygen therapy in Turkey. International Journal of Health Services Research and Policy, 5(1), 1-14. https://doi.org.10.33457/ijhsrp.700150

Desalu, O. O., Ojuawo, O. B., Adeoti, A. O., Oyedepo, O. O., Aladesanmi, A. O., Afolayan, O. J., Ibraheem, R. M., Suleiman, Z. A., & Opeyemi, C. M. (2022). Doctors’ and nurses’ knowledge and perceived barriers regarding acute oxygen therapy in a tertiary care hospital in Nigeria. Advances in Medical Education and Practice, 13, 1535-1545. https://doi.org.10.2147/AMEP.S378533

Ernstmeyer, K., & Christman, E. (Eds.). (2021). Nursing skills: Oxygen therapy (Chap. 11). Chippewa Valley Technical College. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK593208/

Hassanzad, M., Ghaffaripour, H., Rekabi, M., Mirzendehdel, M., Sadati, E., Elahimehr, N., & Derakhshanfar, H. (2022). Nurses’ knowledge regarding oxygen therapy; a cross-sectional study. Archives of Academic Emergency Medicine, 10(1), e38. https://doi.org.10.22037/aaem.v10i1.1553

Nabwire, J., Namasopo, S., & Hawkes, M. (2018). Oxygen availability and nursing capacity for oxygen therapy in Ugandan paediatric wards. Journal of tropical Pediatrics, 64(2), 97–103. https://doi.org/10.1093/tropej/fmx033

O’Driscoll, B., Howard, L., Earis, J., & Mak, V. (2017). British Thoracic Society Guideline for oxygen use in adults in healthcare and emergency settings. BMJ Open Respiratory Research, 4(1), e000170. https://doi.org.10.1136/bmjresp-2016-000170

Tran, T. D., Le, T. T., Nguyen, T. H., & Thai, L. A. (2019). Learning motivation of full-time nursing students at Hai Phong University of Medicine and Pharmacy. Journal of Nursing Science, 2(1), 96 - 104.

Zeleke, S., & Kefale, D. (2021). Nurses’ supplemental oxygen therapy knowledge and practice in Debre Tabor General Hospital: A cross-sectional study. Open Access Emergency Medicine, 13, 51-56. https://doi.org.10.2147/OAEM

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Hoang, T. T. M., Vu, L. T. ., Mai, A. T. L. ., & Trong, Q. D. . (2024). Conhecimento sobre oxigenoterapia em estudantes de enfermagem do último ano. Revista De Enfermagem Referência, 6(3), 1–8. https://doi.org/10.12707/RVI24.53.35621

Edição

Secção

Artigos de Investigação