Adaptação e validação para português da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RIV18090

Palavras-chave:

evasão escolar, ensino superior, estudos de validação, confiabilidade e validade

Resumo

Enquadramento: O abandono escolar é um problema com que os sistemas educacionais se debatem, colocando em causa a qualidade da instituição escolar e do próprio sistema de ensino.

Objetivos: Adaptar e avaliar as qualidades psicométricas da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior para os estudantes do ensino superior português.

Metodologia: Estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica e a Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior a uma amostra de 891 estudantes, maioritariamente feminina (68,2%), com uma idade média de 19,68 anos. Recorreu-se à análise fatorial exploratória e confirmatória.

Resultados: A escala composta por 30 itens, organizados em 4 dimensões: Organizacional; Gestão de vida; Profissional e Relacional. Apresenta uma variância explicada de 46,5%, e um alfa de Cronbach de 0,959.

Conclusão: Os resultados apoiam a adequação psicométrica da escala para a população portuguesa, indicando que poderá ser utilizada em ensaios futuros neste âmbito e permitir a implementação de medidas que o contrariem.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Ferreira, M., Duarte, J., Abrantes, J. L., Cabral, L., Guiné, R., Campos, S., & Cardoso, A. P. (2019). Adaptação e validação para português da Escala de Motivos de Intenção de Abandono do Ensino Superior. Revista De Enfermagem Referência, 4(21), 35–46. https://doi.org/10.12707/RIV18090

Edição

Secção

Artigos de Investigação