A Utilização das Tecnologias no Desenvolvimento da Criança em Idade Pré-Escolar: A Perspetiva dos Pais

Autores

  • Cristiana Vaz Ribeiro Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, Hospital de São Francisco Xavier, Serviço de Urgência Pediátrica, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0009-0006-2151-4862
  • Patrícia Sofia Santos Martins Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental: Hospital de São Francisco Xavier, Serviço de Neonatologia, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0009-0008-9959-5943
  • Catarina Rosa Figueira Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal; Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental: Hospital de São Francisco Xavier, Serviço de Neonatologia, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0009-0008-2885-7766
  • Ana Paula Nunes Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7365-9031

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI24.94.37590

Palavras-chave:

criança pré-escolar, tecnologia digital, desenvolvimento infantil, enfermagem

Resumo

Enquadramento: A utilização de tecnologias pelas crianças em idade pré-escolar tem aumentado nos últimos anos, com a primeira exposição cada vez mais precoce, o que pode influenciar o seu desenvolvimento e a dinâmica familiar.

Objetivo: Analisar a perspetiva dos pais sobre a utilização das tecnologias no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar.

Metodologia: Estudo descritivo de abordagem mista. A recolha de dados foi realizada através de questionário a pais de crianças entre os 12 meses e os 6 anos no período de 9 a 15 de junho de 2023.

Resultados: Participaram no estudo 152 pais. Desses, 94,2% das crianças utilizam tecnologias, sendo que 56% utilizam-nas diariamente. O aspeto positivo mais identificado é a aquisição de novos conhecimentos e o aspeto negativo a dependência.

Conclusão: A perspetiva dos pais sobre as tecnologias no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar demonstrou-se relevante, sendo que estão cada vez mais presentes no seu quotidiano. Os pais percecionam a utilização das tecnologias como um recurso que estimula o desenvolvimento, mas prejudicial devido à dependência que causa.

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Ribeiro, C. V., Martins, P. S. S., Figueira, C. R., & Nunes, A. P. (2025). A Utilização das Tecnologias no Desenvolvimento da Criança em Idade Pré-Escolar: A Perspetiva dos Pais. Revista De Enfermagem Referência, 6(4), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI24.94.37590

Edição

Secção

Artigos de Investigação