Uso de Metodologias Ativas para o Desenvolvimento da Liderança em Estudantes de Enfermagem: Estudo Qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI24.106.38493

Palavras-chave:

liderança, bacharelado em enfermagem, educação em enfermagem, currículo

Resumo

 

 

Enquadramento: Os currículos de licenciatura em Enfermagem devem incluir o desenvolvimento de competências de liderança através de metodologias ativas, preparando os futuros enfermeiros para decisões autónomas, coordenação do cuidado e delegação de tarefas à equipa.

Objetivo: Conhecer as vivências e perceções de professores quanto à utilização de metodologias ativas para o desenvolvimento da liderança no ensino de licenciatura em enfermagem.

Metodologia: Estudo qualitativo com 16 docentes do curso de licenciatura em Enfermagem. Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo Análise de Conteúdo.

Resultados: Todos os participantes demonstraram conhecer metodologias ativas, sendo a simulação realística a mais conhecida. A discussão em grupo foi a mais utilizada, seguida do estudo de caso, oficinas e aprendizagem baseada em problemas. Contudo, afirmaram não utilizar estas metodologias ativas com o propósito explícito de desenvolver liderança nos estudantes.

Conclusão: Apesar de os docentes utilizarem diversas metodologias ativas nas unidades curriculares, o seu foco não está direcionado para o desenvolvimento da liderança nos discentes.

Downloads

Referências

Al-Thawabiya, A., Singh, K., Al-Lenjawi, B. A., & Alomari, A. (2023). Leadership styles and transformational leadership skills among nurse leaders in Qatar, a cross-sectional study. Nursing Open, 10(6), 3440-3446. https://doi.org/10.1002/nop2.1636

Amaral, G. M., Rached, C. D., Enriquez, B. K., Lizarbe, P. M., Moreno, L. A., & Rueda, A. Z. (2023). Professional values in nursing students: A multicentric approach. International Journal of Health Science, 3(5), 1-7. http://doi.org/10.22533/at.ed.159352320014

Barbosa, D. B., Guedes, L. C., Rached, C. D., Teixeira, C. A., Santos, L. V., & Almeida, L. S. (2021). Leadership styles of hospital nurses: Impacts on the work process and organizational climate. Trends in Nursing and Health Care Research, 1(3), 1-8. http://doi.org/10.53902/TNHCR.2021.01.000511

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barros, R. K., Lima, L. V., & Fregadolli, A. M. (2021). Contribuições das metodologias ativas e aulas práticas para a formação do enfermeiro. Brazilian Journal of Development, 7(9), 87189-87209. http://doi.org/10.34117/bjdv7n9-061

Bosi, M. L., & Gastaldo, D. (2021). Tópicos avançados em pesquisa qualitativa em saúde: Fundamentos teórico-metodológicos. Vozes.

Caveião, C., Peres, A. M., & Zagonel, I. P. (2018). Metodologias para o ensino da liderança na graduação em enfermagem: Revisão integrativa. Revista Saúde e Desenvolvimento, 12(13), 234-255.

Conrad, M. A., Guhde, J., Brown, D., Chronister, C., & Ross-Alaolmolki, K. (2011). Transformational leadership: Instituting a nursing simulation program. Clinical Simulation in Nursing, 7(5), e189-e195. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2010.02.007

Cummings, G. G., MacGregor, T., Davey, M., Lee, H., Wong, C. A., Lo, E., Muise, M., & Stafford, E. (2010). Leadership styles and outcome patterns for the nursing workforce and work environment: A systematic review. International Journal of Nursing Studies, 47(3), 363-385. https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2009.08.006

Dias, M. A., Oliveira, A. N., Souza, J. S., Rosa, F. T., Maia, T. S., & Belarmino, L. M. (2020). Domínio das metodologias ativas por docentes de curso de graduação em enfermagem. Research, Society and Development, 9(8), e364985169. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5169

Fieldkircher, F. P., & Souza, S. R. (2022). Capacitação de professores em gamificação e em aprendizagem baseada em jogos: Uma revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 24, 1-26. http://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1724

Lins, M. L., Balsanelli, A. P., & Neves, V. R. (2018). Estratégias para ensinar liderança na graduação de enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, 19, e3226. http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32173

Medeiros, R. O., Marin, M. J., Lazarini, C. A., Castro, R. M., & Higa, E. F. (2022). Formação docente em metodologias de aprendizagem ativa. Interface, 26, e210577. http://doi.org/10.1590/interface.210577

Mutro, M. E., Spiri, W. C., Juliani, C. M., Bocchi, S. C., Bernardes, A., & Trettene, A. S. (2020). Adaptação e validação da versão em português do Brasil da escala leader empowering behaviour. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(5), e20190157. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0157

Oliveira, C., Santos, L. C., Andrade, J., Domingos, T. S., & Spiri, W. C. (2020). A liderança na perspectiva de enfermeiros da estratégia saúde da família. Revista Gaúcha de Enfermagem, 41, e20190106. http://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190106

Rached, C. D., Santos, J. N., & Ferreira, V. C. (2020). Bases teóricas dos estilos de liderança: Uma breve revisão. International Journal of Health Management Review, 6(2), 1-9. https://ijhmreview.org/ijhmreview/article/view/229

Rached, C. D., Sousa, G. C., Borges, F. A., Carloni, P. R., & Domercant, H. (2022). The nurse: Relationship between leadership style, values and quality of work life. Journal of Positive Psychololgy Wellbeing, 6(2), 1631-1644. https://journalppw.com/index.php/jppw/article/view/11655

Resolução nº 3/2001 do Conselho Nacional de Educação, & Câmara de Educação Superior. (2001). Diário Oficial da União: 1.ª Seção. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

Santos, L. C., Silva, F. M., Domingos, T. S., Andrade, J., & Spiri, W. C. (2023). Liderança e comportamento empoderador: Compreensões de enfermeiros-gerentes na atenção primária à saúde. Acta Paulista de Enfermagem, 36, eAPE00051. http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO00051

Silva, T., Ramos, A. R., & Quadros, A. (2021). Uso da simulação realística como estratégia de ensino para os cursos de graduação em enfermagem. Conjecturas, 21(6), 221-242. https://www.researchgate.net/publication/356417685_Uso_da_simulacao_realistica_como_estrategia_de_ensino_para_os_cursos_de_graduacao_em_enfermagem

Siqueira, B. B., & Rached, C. D. (2022). Reflexões acerca dos professores de enfermagem no ensino da liderança. International Journal of Health Management Review, 8(1), 1-5. https://ijhmreview.org/ijhmreview/article/view/308

Sousa, V. T., Paiva, J. S., Nogueira, M. R., Leite, A. C., Costa, E. C., Araújo, T. M., & Vasconcelos, P. F. (2023). Ensino da liderança em cursos de graduação em enfermagem em países lusófonos: Um estudo documental. Revista de Enfermagem da UFPI, 12(1), e3777. https://www.researchgate.net/publication/376831931_Teaching_leadership_in_undergraduate_nursing_programs_in_Portuguese-speaking_countries_a_documentary_study_Ensino_da_lideranca_em_cursos_de_graduacao_em_Enfermagem_em_paises_lusofonos_um_estudo_docume

Varanda, P. A., Amestoy, S. C., Silva, G. T., Backes, V. M., Vieira, S. L., Virgens, C. D., & Santos, I. A. (2023). Perspectivas docentes sobre ensino da liderança na formação do enfermeiro. Ciência, Cuidado e Saúde, 22, e65753. http://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v22i0.65753

Varanda, P. A., Amestoy, S. C., Silva, G. T., Backes, V. M., Trindade, L. L., & Báo, A. C. (2021). Práticas pedagógicas adotas por docentes na formação de enfermeiros-líderes. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 11, e4239. http://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4239

Wagner, K. J., & Filho, L. J. (2022). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 46(1), e028. http://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210356

Publicado

2025-06-06

Como Citar

Rached, C. D. A., Liberal, M. M. C. ., Almeida, A. A. R., Vaz, D. R., Massa, B. F., & Santos, L. C. dos. (2025). Uso de Metodologias Ativas para o Desenvolvimento da Liderança em Estudantes de Enfermagem: Estudo Qualitativo. Revista De Enfermagem Referência, 6(4), 1–6. https://doi.org/10.12707/RVI24.106.38493

Edição

Secção

Artigos de Investigação