A Ciência Cidadã na Saúde para Coconstrução de Sumários de Evidência para o Cidadão
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI24.96.36966Palavras-chave:
ciência do cidadão, literacia em saúde, participação cidadã em ciência e tecnologia, prática baseada em evidências, investigação qualitativaResumo
Enquadramento: A Ciência Cidadã (CC) e a Literacia em Saúde (LS) promovem o envolvimento dos cidadãos na investigação científica e no acesso a informações de saúde. A CC permite aos cidadãos a cocriação de conhecimento, e a LS melhora a capacidade de tomar decisões informadas.
Objetivo: Sistematizar o envolvimento do cidadão idoso no processo de coconstrução de Sumários de Evidência para o Cidadão (SEC), criando um processo replicável e tornando as informações de saúde mais acessíveis.
Metodologia: Estudo metodológico, qualitativo, fundamentado nos pressupostos de Polit e Beck. Realizado com idosos na comunidade, os dados foram analisados segundo Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados: Os participantes estiveram ativamente envolvidos. Refletiram sobre cada etapa e contribuíram para favorecer a compreensão das informações. Deste processo colaborativo resultou um Guião de cocriação e covalidação do SEC.
Conclusão: A metodologia utilizada mostrou-se eficaz para envolver os cidadãos na cocriação de SECs, promovendo a LS e a relevância social da investigação científica. O guião co construído poderá ser replicado e utilizado por outros profissionais e investigadores.
Downloads
Referências
Almeida, C. V. (2023). Os modelos teóricos da literacia em saúde. In C. Vaz de Almeida & I. Fragoeiro (Coords.), Manual de literacia em saúde: Princípios e práticas (pp. 25-71). Pactor.
Apóstolo, J. (2017). Síntese da evidência no contexto da translação da ciência. Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Arriaga, M., Francisco, R., Nogueira, P., Oliveira, J., Silva, C., Câmara, G., Sørensen, K., Dietscher, C., & Costa, A. (2022). Health literacy in Portugal: Results of the health literacy population survey project 2019–2021. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(7), 4225. https://doi.org/10.3390/ijerph19074225
Bardin, L. (2022). Análise de conteúdo (4ª ed.). Edições 70.
Citarella, M., Giardullo P., Magalhães, J., Guasch, B., Perucca Iannitelli, C., Leguina, L., Elorza, A., Lacunza, I., Luís, C., Navalhas, I., Tola, E., Pelacho, M., & Arias, R. (2023). Blueprint for#CitSciComm with and for citizen scientists and society at large. Newsera. https://doi.org/10.5281/zenodo.7752607
Dias, F., & Silveira, M. (2014). O teste cloze de múltipla escolha na avaliação em compreensão de leitura na língua inglesa: Um estudo com mestrandos da área da saúde. Working Papers em Linguística, 15(1), 57-70. http://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p57
Eronen, J., Paakkari, L., Portegijs, E., Saajanaho, M., & Rantanen, T. (2021). Health literacy supports active aging. Preventive Medicine, 143, 106330. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2020.106330
Gupta, S., Sharma, J., Najm, M., & Sharma, S. (2020). Media exaggeration and information credibility: Qualitative analysis of fear generation for covid-19 using nvivo. Journal of Content, Community and Communication, 12(6),14–20. https://doi.org.10.31620/JCCC.12.20/03
Hickey, G., Brearley, S., Coldham, T., Denegri, S., Green, G., Staniszewska, S., Tembo, D., Torok, T., & Turner, K. (2018). Guidance on co-producing a research project. INVOLVE. https://www.learningforinvolvement.org.uk/content/resource/nihr-guidance-on-co-producing-a-research-project/
King, A. C., King, D. K., Banchoff, A., Solomonov, S., Ben Natan, O., Hua, J., Gardiner, P., Rosas, L. G., Espinosa, P. R., Winter, S. J., Sheats, J., Salvo, D., Aguilar-Farias, N., Stathi, A., Akira Hino, A., Porter, M. M., & On Behalf of the Our Voice Global Citizen Science Research Network. (2020). Employing participatory citizen science methods to promote age-friendly environments worldwide. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(5), 1541. https://doi.org/10.3390/ijerph17051541
Magalhães, J., Guasch, B., Arias, R., Giardullo, P., Elorza, A., Navalhas, I., Marín-González, E., Mazzonetto, M., & Luís, C. (2022). A methodological approach to co-design citizen science communication strategies directed to quadruple-helix stakeholders. https://doi.org/10.22323/2.21040205
Polit, D., & Beck, C. (2011). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para a prática de enfermagem. Artmed.
Rowbotham, S., Walker, P., Marks, L., Irving, M., Smith, B., & Laird, Y. (2023). Building capacity for citizen science in health promotion: a collaborative knowledge mobilisation approach. Res InvolvEngagem, 9 (36). https://doi.org/10.1186/s40900-023-00451-4
Santana, E., Bernardo, J., Donici, I., Valente, R., Pedro, B., Almeida, I., Silva, S., Alegre, C., Loureiro, T., & Silva, R. (2023). An analysis of science communication about COVID-19 vaccination in Portuguese online news media. Journal of Science Communication, 22(5), A02. https://doi.org/10.22323/2.22050202
Schönfeld, M. S., Pfisterer-Heise, S., & Bergelt, C. (2021). Self-reported health literacy and medication adherence in older adults: A systematic review. BMJ Open, 11(12), e056307. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2021-056307
Sørensen, K. (2022). Health literacy: A key to social change for better health and well-being. In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática 2022 (pp. 11-13). ISPA. http://hdl.handle.net/10400.12/9098
Vohland, K., Land-Zandstra, A., Ceccaroni, L., Lemmens, R., Perelló, J., Ponti, M., Samson, R., & Wagenknecht, K. (2021). The science of citizen science evolves. In K. Vohland, A. Land-Zandstra, L. Ceccaroni, R. Lemmens, J. Perelló, M. Ponti, R. Samson & K. Wagenknecht (Eds.), The science of citizen science (Chap. 1, pp. 1-12). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-58278-4
Winter, S. J., Goldman Rosas, L., Padilla Romero, P., Sheats, J. L., Buman, M. P., Baker, C., & King, A. C. (2016). Using citizen scientists to gather, analyze, and disseminate information about neighborhood features that affect active living. Journal of Immigrant and Minority Health, 18(5), 1126-1138. https://doi.org.10.1007/s10903-015-0241-x
Wood, G. E., Pykett, J., Banchoff, A., King, A. C., & Stathi, A. (2023). Employing citizen science to enhance active and healthy ageing in urban environments. Health & Place, 79, 102954. https://doi.org.10.1016/j.healthplace.2022.102954