Intervenções de enfermagem promotoras do sono na população pediátrica

revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48492/servir0210.38150

Palavras-chave:

Sono, Promoção da Saúde, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Introdução: As consequências da privação de sono na criança expressam-se através dos seus comportamentos, aprendizagens e desenvolvimento e podem apresentar consequências a curto e a longo prazo com impacto não só na criança/adolescente, mas também na sua família.

Objetivo/s: Identificar na literatura científica as intervenções de enfermagem na melhoria do sono na população pediátrica.

Métodos: Revisão Integrativa da Literatura nas seguintes bases de dados: CINHAL Complete; MEDLINE Complete; Nursing & Allied Health Collection: Comprehensive; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Cochrane Methodology Register; Library, Informations Science & Technology Abstracts; MedicLatina e Cochrane Clinical Answers. Recorreu-se aos termos MeSH (Medical Subject Heading), acrónimo PICO, e critérios de inclusão e exclusão previamente definidos.

Resultados: Dos 364 artigos foram incluídos 14 artigos para análise. As intervenções promotoras de sono abrangem a formação dos enfermeiros, aumento de conhecimentos dos pais, das crianças e dos adolescentes.

Conclusão: Constatou-se a necessidade de intervenção por parte dos enfermeiros, no aumento do conhecimento dos pais e crianças/adolescentes, com vista à melhoria da qualidade do sono e, consequentemente, à melhoria da qualidade de vida das crianças/adolescentes e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Caulfield, A. (2011). The specialist nurse in the field of childhood sleep disorders. Community practitioner, 84(2), 32-35.

Davis, K., Parker, K. & Montgomery, G. (2004). Sleep in infants and young children: Part One: Normal sleep. Journal of pediatric health care 18(2), 65–71. https://doi.org/10.1016/s0891-5245(03)00149-4

El Halal, C. D. S., & Nunes, M. L. (2019). Sleep and weight-height development. Jornal de pediatria, 95 Suppl 1, 2–9. https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.10.009

Direção Geral de Saúde (2013). Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/programa-tipo-de-atuacao-emsaudeinfantil-e-juvenil-png.aspx

Fogg, N., & Johnson, A. (2015). Child and Adolescent Sleep Paterns and Early School Start Times: Recognizing the Role of the Pediatric Nurse. Journal of pediatric nursing, 30(4), 628–631. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2015.04.005

Hall, W., Causon, M., Carty, E., Jenssen, P. & Saunders, R. (2006). Effects on parents of an intervention to resolve infant behavioral sleep problems. Pediatric Nursing, 32(3), 243-250.

Hewitt, L., Frohmuller, C., Wall, J. & Okely, A. (2022). Clinician and early childhood educator knowledge and advice given to parents regarding physical activity, screen time and sleep: an observational study. Journal of Pediatric Nursing, 66, 143-150. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2022.06.010

Hiscock, H. & Davey, M. (2018). Sleep disorders in infants and children. Journal of Pediatrics and Child Health, 54(9), 941–944. https://doi.org/10.1111/jpc.12033

Jha, V.M., & Jha, S.K. (2020). Sleep: Neural Optimization as an Ultimate Function for Memory Consolidation. In: Sleep: Evolution and Functions. Springer, Singapore. https://doi.org/10.1007/978-981-15-7175-6_5

Johansson, A., Petrisko, M. & Chasens, E. (2016). Adolescent sleep and the impact of technology use before sleep on daytime function. Journal of Pediatric Nursing, 31(5), 498-504. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2016.04.004

Koulouglioti, C., Cole, R., Moskow, M., McQuilian, B., Ann-Carno, M. & Grape, A. (2014). The longitudinal association of young children’s everyday routines to sleep duration. Journal of pediatric health care, 28(1), 80–87. https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2012.12.006

Lin, Y., Kuo, S., Chang, Y., Lin, P., Lin, Y., Lee, P., Lin, P. & Chen, S. (2021). Effects of parental education on screen time, sleep disturbances and psychological adaptation among Asian preschoolers: a randomized controlled study. Journal of Pediatric Nursing, 56, 27-34. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2020.07.003

Mindell, J., & Owens, J. (2003). Sleep problems in pediatric practice: clinical issues for the pediatric nurse practitioner. Journal of pediatric health care, 17(6), 324–331. https://doi.org/10.1016/s0891-5245(03)00215-3

Oliveira, G., Silva, I. & Oliveira, E. (2019). O sono na adolescência e os fatores associados ao sono inadequado. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, 21(1), 135-145. https://doi.org/10.21722/rbps.v21i1.26477

Pacheco, D. & Callender, E. (2023). Bedtime routines for children. https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep/bedtime-routine

Peters, M., Marnie, C., Tricco, A. C., Pollock, D., Munn, Z., Alexander, L., McInerney, P., Godfrey, C. M., & Khalil, H. (2020). Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI evidence synthesis, 18(10), 2119–2126. https://doi.org/10.11124/JBIES-20-00167

Rana, M., Allende, C., Latorre, T., Astorga, K., & Torres, A. (2019). Sueño em los ninos: fisiología y actualizacion de los últimos conocimientos [Sleep in children: physiology and update of a literature review]. Medicina, 79(3), 25–28.

Smaldone, A., Honig, J. & Byrne, M. (2009). Does assessing sleep inadequacy across its continuum inform associations with child and family health? Journal of pediatric health care, 23(6), 394–404. https://doi.org/10.1016/j.pedhc.2008.10.006

Tähkämö, L., Partonen, T., & Pesonen, A. (2018). Systematic review of light exposure impact on human circadian rhythm. Chronobiology international, 36(2), 151– 170. https://doi.org/10.1080/07420528.2018.1527773

Tekcan, P., Çaliskan, Z. & Kocaöz, S. (2020). Sleep Quality and related factors in Turkish high school adolescents. Journal of Pediatric Nursing, 55, 120-125. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2020.07.020

Thome, M. & Skuladottir, A. (2005). Evaluating a family-centred intervention for infant sleep problems. Journal of Advanced Nursing, 50(1), 5-11. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2004.03343.x

Trindade, C. & Ramos, A. (2020). Influência dos programas de educação sobre o sono de crianças e adolescentes: revisão integrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 33, 1-9. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AR01936

Vallido, T., Jackson, D. & O’Brien, L. (2010). Nurses’ management of adolescent sleep disturbance: a qualitative study. Journal of Clinical Nursing, 19(3-4), 324-331. https://doi.org/10.1111/j.1365-2702.2009.03059.x

Ward, T., Rankin, S. & Lee, K. (2007). Caring for children with sleep problems. Journal of Pediatric Nursing, 22(4), 283-296. https://doi.org/10.1016/j.pedn.2007.02.006

Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, 52(5), 546–553. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x

Publicado

2025-01-24

Como Citar

Vilalobos Pinto, R., Silva, S., & Fernandes, R. (2025). Intervenções de enfermagem promotoras do sono na população pediátrica: revisão integrativa da literatura . Servir, 2(10), e38150. https://doi.org/10.48492/servir0210.38150