Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes

Auteurs

  • Maria Luísa Quaresma
  • Pedro Abrantes
  • João Teixeira Lopes

DOI :

https://doi.org/10.7458/SPP2012701209

Résumé

A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.

Téléchargements

Publiée

2012-10-30

Numéro

Rubrique

Artigos