Eleições autárquicas 2.0: análise das estratégias de comunicação online de candidatos, partidos e movimentos independentes
DOI :
https://doi.org/10.7458/SPP2016813893Mots-clés :
redes sociais, eleições, comunicação política, campanha eleitoralRésumé
As redes sociais são uma ferramenta indispensável na comunicação política em período de campanha eleitoral. Este artigo pretende contribuir para o debate teórico sobre se as campanhas online contribuem para uma mudança de paradigma comunicacional entre candidatos e eleitores ou, ao invés, reproduzem os estilos e formatos preconizados pelos mass media. O estudo parte da análise de conteúdo das páginas de Facebook de partidos políticos e movimentos independentes relativas às eleições autárquicas de setembro de 2013. Após a análise descritiva é apresentado um modelo explicativo exploratório sobre as variações na interatividade entre páginas.
Téléchargements
Publiée
2016-06-07
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Authors who publish in this Journal must agree the following terms and conditions:
- Authors retain copyright and grant the Journal the right to first publication, while simultaneously agreeing to a Creative Commons Attribution License, which allows others to share their work on condition that they cite the original author(s) and recognise that the latter’s work was first published in this Journal.
- Authors are authorised to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work that is published in this Journal (e.g. publication in an institutional repository or as a book chapter), subject to recognition of initial publication in this Journal.