Orquestra da Boba: lugar de sonoridades plurais

Auteurs

  • Ricardo Bento FCSH-UNL/ ISCTE-IUL

DOI :

https://doi.org/10.7458/SPP2014763898

Mots-clés :

campos de possibilidades criativas, mudança social, música, pronomia

Résumé

Neste texto foram examinadas as relações e práticas dos protagonistas de uma orquestra que surgiu num bairro social da Amadora. Os contextos sociais de desigualdade no bairro e o projeto como forma de capacitar a população em múltiplas dimensões de participação e cidadania são aqui explorados. Dessa forma é lançada a hipótese de poderem existir, nesse meio inter-relacional, campos de possibilidades criativas seguindo a linha teórica proposta por Gilberto Velho. Por outro lado, através deste ponto de vista etnográfico, problematizam-se as experiências de pluralidade, mediação e diferenciação como possibilidades de convergência entre aspirações e oportunidades, na sequência da exploração das redes de interação da orquestra.

Biographie de l'auteur

Ricardo Bento, FCSH-UNL/ ISCTE-IUL

Ricardo Bento é doutorando no Programa de Doutoramento em Estudos Urbanos da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), e mestre em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Apresentou a comunicação “Sociedade de metamorfose: as possibilidades de uma orquestra” no colóquio luso-brasileiro, Mundos em Mediação. Ao encontro da obra de Gilberto Velho, em 2013. Publicou nas Atas do VII Congresso Português de Sociologia, em 2012, o trabalho intitulado: “Sociedade de metamorfose: a criação de uma orquestra sinfónica num bairro da Amadora”. Além disso, é fotógrafo em diversos projetos de arte e media e licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL).

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Publiée

2014-07-07

Numéro

Rubrique

Artigos