A identidade profissional institucional: atualidade da pesquisa em serviço social
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20178512240Resumo
Este artigo tem como principal objetivo questionar o modo como se analisa a identidade profissional em serviço social. Apresenta-se uma revisão da literatura sociológica, com forte cunho sócio-histórico, sobre a teoria social da identidade e dela se retiram consequências e hipóteses sobre o lugar central que em Portugal as entidades de educação formal superior dos assistentes sociais têm ocupado na construção social da identidade institucional desta profissão. Com base nesta revisão, chega-se a uma definição operacional de consciência identitária institucional dos assistentes sociais e fazem-se várias considerações metodológicas sobre o uso de um questionário para o estudo deste tema.Downloads
Publicado
2017-07-26
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.