Cognição estética da sociedade: representações modernas e pós-modernas em textos não ficcionais contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP20219515481Palavras-chave:
cognição estética, pós-modernismo, turismo, literatura de viagensResumo
Demonstra-se que certos padrões de representação nos géneros literatura de viagem, guia de viagem, jornalismo e memória constituem cognição estética, ao compará-los com padrões análogos usados nas ciências sociais. A pós-modernidade dos padrões questiona a suposta factualidade desses géneros. A esperada orientação da literatura de viagem e dos guias de viagem para o presente é posta em causa pela forma como o passado é usado. Os padrões revelam potencial operacional para testar empiricamente os limites temporais habituais do período pós-moderno. Finalmente, são formas modernas e pós-modernas de relacionamento cognitivo com o social por parte de turistas e aspirantes a turistas, complementando as principais teorias de motivação turística.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.