Aculturação luso-americana, integração socioeconómica e amalgamação: até onde avançaram?
Palavras-chave:
-Resumo
Utilizando um referencial teórico resultante das formulações recentes da teoria da assimilação, este artigo apresenta uma análise comparativa da aculturação, da integração socioeconómica e das tendências de amalgamação dos imigrantes portugueses e dos seus descendentes nos Estados Unidos. A assimilação ascendente dos indivíduos luso-americanos foi adiada pela concentração geográfica e ocupacional, e pelos baixos níveis de educação e competências profissionais trazidos para a América pelas gerações imigrantes portuguesas. É de salientar, no entanto, que em termos agregados, os indivíduos de ascendência portuguesa não estão tão longe de alcançar o desempenho económico dos indivíduos de grupos de ascendência mais antiga na América.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.