A importância das características centrais do trabalho na satisfação com as recompensas
Palavras-chave:
-Resumo
Esta investigação tem como objectivo analisar a influência das características centrais do trabalho na satisfação com as recompensas em dois momentos temporais distintos, distanciados cerca de uma década, na mesma organização. Participaram no estudo 258 indivíduos em 1996, e 142 em 2007. Estes indivíduos responderam a um mesmo questionário aplicado na mesma organização pública de prestação de serviços. Em 1996, a variedade do trabalho e o feedback das chefias tinham um efeito directo e positivo estatisticamente significativo na predição da satisfação com as recompensas, e o significado do trabalho tinha um efeito negativo. No segundo momento de análise, cerca de 10 anos depois, somente o feedback das chefias teve um efeito directo, positivo e estatisticamente significativo. Uma vez que as práticas de liderança têm impacto na satisfação com as recompensas dos colaboradores, sugere-se que, para além das políticas de recompensas, sejam desenvolvidos planos de formação para as chefias sobre feedback, fomentando uma comunicação mais eficaz entre a chefia e o colaborador.
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