A evolução do tráfico de drogas e do crime organizado na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013712333Resumo
Este artigo analisa a evolução da economia ilegal de drogas nas Américas ao longo das últimas duas décadas. Identifica oito tendências principais que caracterizaram o tráfico ilícito de drogas e o crime organizado a partir de meados de 2011. São estas: (1) a crescente liberalização do consumo de drogas; (2) as vitórias limitadas e as consequências não intencionais da “guerra às drogas” liderada pelos Estados Unidos; (3) a proliferação de áreas de cultivo e de rotas de tráfico de droga; (4) a dispersão e fragmentação dos grupos criminosos organizados; (5) o fracasso da reforma política e dos esforços de construção do Estado; (6) a insuficiência das políticas domésticas dos EUA de controlo da droga e da criminalidade; (7) a ineficácia das políticas regionais e internacionais de controlo das drogas; (8) o crescente apoio ao debate sobre a legalização.Downloads
Publicado
2013-02-07
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.