Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
DOI:
https://doi.org/10.7458/SPP2013712335Resumo
O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressoresdos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico.Orumo
proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.
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Publicado
2013-02-07
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Artigos
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