Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro

Autores

  • Cândido Alberto Gomes
  • Adriana Lira
  • Delcimara Batista Caldas
  • Diogo Acioli Lima
  • Rosilene Beatriz Lopes

DOI:

https://doi.org/10.7458/SPP2013712335

Resumo

O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores
dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico.Orumo
proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Edição

Secção

Artigos